Febre entre famosos como Cauã Reymond e Jason Momoa, banho de gelo para aliviar dores vale a pena?
Especialistas apontam vantagens das baixas temperaturas tanto após prática de esportes como no tratamento de algumas doenças
Saúde|Do R7
O uso de gelo para recuperação muscular após longas jornadas de atividade física é uma prática bem conhecida entre os atletas. De um tempo para cá, a técnica virou queridinha de famosos marombeiros.
E, é lógico, todos aproveitam para colocar aquela foto especial nas redes sociais. Já houve registros de Cauã Reymond, Felipe Tito, Jason Momoa — o ator de Aquaman — e até da cantora Lady Gaga.
Para algumas pessoas, olhar para essas imagens dá um pouco de aflição. Será que vale o sofrimento de aguentar temperaturas tão baixas para melhorar a recuperação?
O reumatologista André Ramos, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que os efeitos da crioterapia — tratamento baseado em aplicações de frio intenso — são bons mesmo para a dor e não têm relação com o aumento das dores no inverno.
“Algumas pessoas pensam, por exemplo, que quando a temperatura ambiental está mais fria, normalmente, elas sentem mais dor, e fica a dúvida ‘se colocar uma bolsa de gelo, vai ajudar, vai piorar?’ Na maioria das vezes, vai ajudar. O gelo reduz a condução nervosa das fibras associadas à dor e, consequentemente, diminui a sensação dolorosa”, afirma Ramos.
A médica do esporte Ana Paula Simões ressalta a importância da técnica também para a diminuição da inflamação na área do corpo trabalhada com o exercício físico.
“Depois de um treino, fica com aquela dorzinha no corpo, muscular. Para evitar ficar com esse acúmulo de substâncias que causam dor, o gelo faz uma contração do corpo e impede a chegada dessas células inflamatórias.”
É importante saber que para ter efeito não é necessário entrar em uma banheira fria, conforme as postagens dos famosos. As conhecidas bolsas de gelo já trazem os efeitos desejados. O ponto positivo é que praticamente todo mundo pode usufruir dos benefícios.
“Existe contraindicação para os pacientes com redução de sensibilidade local. Por exemplo, pacientes com diabetes, com sequelas de hanseníase (lepra), de poliomielite, de problemas basicamente neurológicos ou de AVC. Para essas pessoas, a utilização depende de uma boa indicação e acompanhamento. Porque existe um momento que realmente vai começar a fazer mal”, afirma o reumatologista.
Ana Paula acrescenta que a indicação médica é fundamental em qualquer circunstância.
“Toda vez que a pessoa tem um problema de saúde, não deve fazer as coisas sem perguntar a um médico, porque de repente a pessoa tem um piripaque e não perguntou para o médico, falou assim 'ah! Mas eu li que podia fazer'. Não!”
A diminuição de temperatura também é indicada no tratamento de problemas reumáticos.
“No caso de artrite reumatoide, quando o paciente está muito inflamado, principalmente nas grandes articulações, como, por exemplo, cotovelo, punho, joelho ou tornozelo, a gente indica a utilização da bolsinha de gelo para fazer uma vasoconstrição, [que] reduz a quantidade de substâncias inflamatórias no local, e o paciente consegue se movimentar mais”, complementa Ramos.
A cantora Lady Gaga, que sofre de fibromialgia, utiliza os banhos de gelo como parte do tratamento.
Entretanto, o médico destaca que o uso do frio sozinho não resulta na cura das doenças reumatológicas.
“É uma terapia adjuvante, ou seja, só a utilização do frio não vai fazer com que a doença se modifique ao longo do tempo. É uma técnica para que o paciente diminua a inflamação, possa fazer um exercício e melhore a força muscular”, finaliza o reumatologista.
Conheça 10 curiosidades sobre vitaminas e minerais que podem ajudar (ou não) a sua saúde