Fisiculturista rompe tendão em exercício com 400 kg; educador físico alerta para os riscos
Treinos sem supervisão de um profissional podem ser perigosos até para os atletas mais experientes
Saúde|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os treinos de musculação em academia sem a supervisão de um profissional podem acarretar em lesões sérias, até mesmo para os mais experientes. É o que aconteceu com o fisiculturista Ranieri Lopes Filho, de 31 anos, que rompeu o tendão do quadríceps ao realizar um exercício de pernas com uma carga de 400 kg.
O atleta piauiense, que se preparava para um campeonato marcado para maio, teve que passar por uma cirurgia e só poderá voltar a andar normalmente dentro de alguns meses. No entanto, o retorno aos treinos de perna deve acontecer apenas em dezembro, mas de forma leve e controlada.

O caso acende o alerta de profissionais da área e médicos, que recomendam cuidado redobrado nas execuções e o respeito aos limites do corpo. Para alunos que buscam treinar, alguns pontos de atenção são essenciais durante a prática, como:
- Respeitar os limites do próprio corpo;
- Evitar aumentos bruscos de carga;
- Manter acompanhamento de um profissional de educação física;
- Fazer aquecimento antes do treino;
- Nunca ignorar sinais de dor ou desconforto.
“Procurem um lugar onde tenham profissionais adequados para ajudar, para orientar e, se de repente o cara gosta de treinar com mais carga, sempre tem alguém ali para poder respaldar ele, né? Se ele está fadigado e não consegue se recuperar, alguém ali para ajudar mesmo a travar a carga para ele”, aconselha o educador físico Matheus Ramalho.
Análises, entrevistas e as principais notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














