Fomepizol ficará concentrado nos CIAToxs de cada estado, diz Padilha sobre antídoto contra metanol
Segundo ministro, 2.600 ampolas devem chegar ao país até o fim de semana; assista
Saúde|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (6) a aquisição de 2.600 frascos de Fomepizol, antídoto usado no tratamento da intoxicação por metanol. As unidades devem chegar ao Brasil, vindas dos Estados Unidos, até o fim de semana.
“Você utiliza em torno de duas a quatro ampolas por paciente, estão a gente está garantindo um grande estoque estratégico por precaução. Nós somos um Ministério que preza pela vida, que tem a vida em primeiro lugar. A gente não espera um problema de saúde pública tomar proporções mais elevadas para se preocupar com uma ação”, disse o ministro.
Padilha destacou a concentração dos casos em São Paulo, e afirmou que a Unicamp e a Fiocruz estão à disposição para receber amostras de outros estados para a realização de exames de detecção da substância. A instituição de Campinas confirmou que tem capacidade de realizar até 190 exames por dia.
O ministro reforçou a orientação para que profissionais de saúde façam a notificação dos casos já na suspeita, para que seja acionado o Centro de Referência de Toxicologia e fornecida a orientação do uso do etanol farmacêutico no tratamento. “Também ao notificar aciona dados para as forças de segurança, que vão rastrear de onde vem aquele produto, para que a gente possa identificar e punir os criminosos o mais rápido possível”, concluiu.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
