Fonoaudiólogos defendem a realização do Teste da Linguinha
Conselho de Fonoaudiologia se posicionou após pediatras pedirem ao Ministério da Saúde que o teste deixe de ser obrigatório nas maternidades
Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Após a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) solicitar o fim da obrigatoriedade do Teste da Linguinha ao Ministério da Saúde, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª região se posicionou contra o pedido neste domingo (21).
De acordo com a nota divulgada pelo Conselho, o teste permite identificar alterações na língua (frênulo lingual) que possam afetar a fala — como a língua presa. O diagnóstico precoce ajudaria a prevenir problemas na amamentação, mastigação, deglutição e desenvolvimento da fala.
Leia também: Modo de colocar bebê no peito pode evitar dor na amamentação
O Conselho afirma que as alterações no frênulo podem dificultar a amamentação do recém-nascido, atrapalhando a pega e causando dores mamárias para a mãe, fissuras, dificuldade de ganho de peso do bebê e o desmame precoce.
Segundo o órgão, a avaliação não é invasiva e permite que a criança seja encaminhada para o tratamento com fonoaudiólogos, que são capacitados para reabilitar as atividades de respiração, fala, sucção, mastigação e deglutição.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder
Seios grandes produzem mais leite? Veja mitos e verdades sobre a amamentação:
“Enquanto muitas mães estão lutando pelo direito de alimentar os filhos em público, isso não dá o direito de invadir a privacidade das que usam os espaços reservados das lojas. Essas mães não deram consentimento para suas imagens serem usadas. E, embor...
“Enquanto muitas mães estão lutando pelo direito de alimentar os filhos em público, isso não dá o direito de invadir a privacidade das que usam os espaços reservados das lojas. Essas mães não deram consentimento para suas imagens serem usadas. E, embora muitas mães lutem por amamentar em público, não sabemos se essas vítimas também o fazem”







