Glitter usado em maquiagem no Carnaval pode causar irritação nos olhos; saiba como evitar
Especialista indica ir ao hospital ao sinal do primeiro incômodo, que pode ser alergia grave
Saúde|Do R7

Dos desfiles de escola de samba aos bloquinhos de rua, os fãs de Carnaval costumam completar o visual para a festa com maquiagem cheia de purpurina, brilho e glitter. Apesar de ser comum usar tais artifícios, há um cuidado necessário: com os olhos.
O oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista Ibraim Viana Vieira explica que o uso desse tipo de produto pode causar desde pequenas irritações oculares até graves alergias nos olhos e pálpebras.
— Alergias e irritações têm graus diferentes de gravidade, mas sempre causam muito desconforto. Procurar um especialista nos primeiros sintomas leva a um diagnóstico mais preciso e um tratamento eficaz. Muitas vezes, a pessoa acredita ser um quadro passageiro e, para não perder os dias de Carnaval, acaba postergando a ida ao médico, o que pode agravar o quadro.
De acordo com o médico, a exposição a pequenas quantidades do produto podem levar a sintomas intensos, como ardência, vermelhidão, coceira, lacrimejamento e inchaço. O ideal é remover os produtos assim que possível, ele reforça.
— Se o corpo apresenta algum sinal de rejeição ao produto aplicado, ele deve ser removido imediatamente. Após a remoção, o paciente pode lavar os olhos com soro fisiológico e fazer compressa com água gelada para amenizar o desconforto.
Estrela do Carnaval de rua, glitter está em falta nas lojas da 25 de Março
Outras recomendações do especialista são escolher maquiagens hipoalergênicas, retirar a maquiagem sempre com produtos específicos para essa finalidade, usar produtos laváveis, e evitar aqueles que não são específicos para a região dos olhos, que é mais sensível. Além disso, é fundamental tomar cuidado com a saúde das crianças, que não devem usar esse tipo de maquiagem.















