Grávida pode sambar no Carnaval? Surpreenda-se com a resposta
Especialista dá dicas de como aproveitar a folia sem prejudicar o bebê
Saúde|Do R7

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. A folia toma conta do País e há samba para todos os gostos, bolsos e perfis. Mas, será que mulheres grávidas podem aproveitar a festa? A resposta do ginecologista Edilson Ogeda, coordenador do Núcleo de Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia do Hospital Samaritano de São Paulo, é sim. No entanto, ele alerta que a gestante precisa estar em boas condições de saúde e ter o aval do médico.
— A partir da 36ª semana [por volta do oitavo mês] fica mais próximo do término da gravidez, então nesta época não seria prudente estar na avenida.
Antes desta fase, a gestante que quiser desfilar não deve usar sandálias de salto alto, porque existe o risco de torção do tornozelo ou mesmo queda. O médico também recomenda o uso de roupas leves, maquiagem hipoalergênica, alimentação a cada três horas e ingestão de líquido frequente.
Carnaval: Saúde vai distribuir mais de 100 milhões de camisinhas
Já se o intuito for apenas assistir aos desfiles, Ogeda avisa que não deve haver preocupação. A única recomendação do especialista é levantar a cada duas horas, esticando o corpo e mexendo os pés e pernas para ativar a circulação.
Carnaval: beijo na boca pode transmitir doenças
No caso das mulheres que querem aproveitar os dias de folia para viajar, o médico garante que não há restrições.
— Se a distância for curta, não existem restrições. Já se a viagem for longa, acima de seis horas, deve-se fazer uso de meias elásticas de média compressão e levantar a cada três a quatro horas. Quando estiver sentada, mexer os pés com frequência.
Se o destino for praia, a gestante deve usar protetor solar, não se expor ao sol nos horários de pico (entre as 10h e 16h), manter uma dieta leve e saudável e sempre ingerir muito líquido.















