Grécia aplicará 4ª dose de vacina anti-Covid em imunossuprimidos
Até agora, pouquíssimos países anunciaram a aplicação da quarta dose a grupos específicos, entre os quais Israel e Chile
Saúde|Do R7
O Comitê Nacional de Vacinação da Grécia deu luz verde nesta terça-feira (11) para administrar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas imunossuprimidas.
Falando à televisão pública ERT, o secretário-geral da Atenção Básica, Marios Themistokleus, anunciou que o sistema "está pronto" e que a plataforma de internet para solicitar a quarta dose será aberta daqui a uma ou duas semanas.
A quarta dose da vacina excluirá a população geral por enquanto e é destinada apenas a um grupo específico, potencialmente em torno de 250 mil pessoas, com casos de imunossupressão.
Os cidadãos elegíveis para receber a quarta dose poderão fazê-lo entre três e seis meses após receberem a terceira dose de reforço.
Themistokleus está otimista de que uma quarta dose extra não será necessária para a população em geral.
Por sua vez, a presidente da Comissão de Vacinação, Maria Theodoridu, lembrou que o vírus está apresentando muitas variantes, “e o otimismo é bom, mas não sabemos se será necessária uma quarta dose da vacina” para toda a população.
Até agora, pouquíssimos países anunciaram a aplicação da quarta dose para grupos específicos, entre os quais Israel e Chile.
A vacinação progride lentamente na Grécia e neste momento pouco mais de 67% da população tem o calendário completo, enquanto o aumento das inoculações ocorre principalmente entre as doses de reforço, que já rondam os 37%.