Saúde Homem suspeita de hérnia no escroto, mas descobre tumor raro

Homem suspeita de hérnia no escroto, mas descobre tumor raro

Após exames de imagem, equipe de hospital nos Estados Unidos realizou procedimento para retirar formação benigna que media cerca de 16 cm

Homem suspeita de hérnia no escroto, mas descobre tumor raro

Exames de imagem mostraram que tumor se estendia para dentro do corpo

Exames de imagem mostraram que tumor se estendia para dentro do corpo

Reprodução/Urology Case Reports

Após apresentar um inchado na bolsa escrotal, um homem de 56 anos resolveu procurar atendimento médico em um hospital no Estado de Ilinóis (EUA). A suspeita inicial dele, ao consultar o urologista, era de uma hérnia. Mas exames de imagem identificaram um tipo de tumor benigno raro.

O caso foi relatado no periódico científico Urology Case Reports. "A tomografia computadorizada da pelve revelou uma grande massa tubular de tecido mole (3,4 cm x 8,10 cm) dentro da parede pélvica anterior inferior, estendendo-se para o escroto", observaram os médicos.

Além do inchaço, o paciente não se queixava de qualquer outro sintoma. No exame físico, a equipe médica constatou que não havia hérnia ou linfadenopatia (íngua). Ele foi submetido a um procedimento para retirada da massa — posteriormente, foi constatado que media cerca de 16 cm.

O material foi enviado para biópsia, que identificou se tratar de um angiofibroma celular, um tipo de tumor benigno raro. Apesar de pouco comum, ele pode surgir em homens acima dos 50 anos.

LEIA TAMBÉM: Homem fica com termômetro dentro da bexiga por 11 dias

O paciente se recuperou sem qualquer complicação. No entanto, os médicos recomendaram monitoramento do caso.

"Os riscos potenciais de recorrência e transformação maligna são considerados baixos nos casos em que a excisão [retirada] é completa. Porém, com tão poucos casos relatados, o prognóstico é incerto e os pacientes devem ser acompanhados com exames físicos e de imagem três meses após a cirurgia."

LEIA TAMBÉM: Médicos descobrem homem com pênis ossificado nos EUA