Logo R7.com
Logo do PlayPlus

InfoGripe mantém alerta para aumento de casos de Covid-19

Dados são da Semana Epidemiológica, de 10 a 16 de setembro

Saúde|Da Agência Brasil


Casos de Covid estão em alta no país
Casos de Covid estão em alta no país

Boletim InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), segue similar ao da semana passada, no qual se identificou um ligeiro aumento nos casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) associados à Covid-19, majoritariamente localizados em estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com destaque para Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

As informações são referentes à Semana Epidemiológica 37 — de 10 a 16 de setembro —, e a análise tem como base os dados inseridos no Sivep-Gripe (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe) até o dia 18 de agosto.

Coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes destaca que a população adulta é a mais afetada e faz um alerta para alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste.

“O que continua chamando atenção é essa retomada do crescimento da Covid-19, especialmente no Rio de Janeiro, em São Paulo e Goiás. É um processo lento. O Rio de Janeiro chama um pouco mais a atenção, pois a situação está mais clara, mas São Paulo também já começa a ficar mais evidente”, afirmou Gomes, em nota.


Vacinação em dia

Por causa do retorno de casos que se observa, o pesquisador relembra a importância da vacinação em dia. “Temos a vacina bivalente, agora disponível para a maior parte das faixas etárias. E mesmo para aquelas faixas para as quais a bivalente ainda não está aprovada, estar em dia com a vacina disponível para a sua idade é fundamental, especialmente agora que observamos esse aumento”, destacou.

Em relação aos casos gerais de SRAG no país, detectou-se sinal de queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilidade na de curto prazo (últimas três semanas).

Leia também

Já para os vírus da influenza A e para o VSR (vírus sincicial respiratório), o cenário é de estabilidade ou queda na maioria dos estados. Apesar de ainda haver um volume expressivo no número de ocorrências de rinovírus em alguns estados, principalmente em crianças e pré-adolescentes, há uma tendência de interrupção no crescimento ou início de queda.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.