Insolação causa sensação de frio e tontura. Saiba o que fazer
Quadro configura aumento da temperatura corporal sem presença de febre; nos casos mais graves, pessoa pode convulsionar e entrar em coma
Saúde|Aline Chalet, do R7*
Ficar muito tempo sob o sol, principalmente durante o verão, pode desencadear uma insolação.
Essa condição é caracterizada pelo aumento extremo da temperatura corporal, afirma o dermatologista Elimar Gomes, coordenador do Dezembro Laranja, Campanha do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Se passa dos 40°C sem ter febre, é um quadro de insolação”, explica.
A insolação pode ocorrer por conta de muito tempo de exposição ao sol, prática de atividades físicas durante a exposição ou estar em um local quente com pouca ventilação. “Normalmente, essas situações estão combinadas à falta de hidratação”, afirma.
Leia mais: Aplicativo usa foto de celular para detectar risco de câncer de pele
Os sintomas são dor de cabeça, náuseas, pele quente, sensação de frio, pulso acelerado, difícil respiração, tontura e distúrbio visual.
“A pessoa pode até morrer, em último caso, se a temperatura continuar subindo, ela fica com dificuldade para respirar, pálida, pode desmaiar, ter uma convulsão e entrar em coma”, explica.
A primeira coisa a se fazer diante dos sintomas é sair do sol e ir para um ambiente fresco. O médico recomenda beber bastante líquido e resfriar o corpo aos poucos com compressas frias e borrifadores.
“Depois pode tomar banho gelado, ou se a ducha da praia não for tão gelada, pode entrar direto nela também”, afirma.
Caso a pessoa já esteja com sensação de desmaio, tontura ou respiração acelerada, Gomes recomenda procurar ajuda médica.
Saiba mais: Você sabe qual o jeito certo de usar protetor solar? Tire suas dúvidas
O médico reforça que a insolação, como a queimadura solar, pode ser evitada. Ele recomenda a utilização de roupas leves, evitar exposição solar das 9h às 15h, tomar bastante líquido e evitar situações de desidratação.
“Nessa época as pessoas consomem muita bebida alcoólica, que desidrata, tem sempre estar bebendo água junto. Recomendo de três a quatro copos de água a cada lata de cerveja, lembrando que destilados possuem uma concentração maior de álcool, então precisa de mais água ainda”, explica.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Fernando Mellis
Uso de ventilador causa gripe? Veja os cuidados com bebês no calor: