Jovem contrai micose após compartilhar pincéis de maquiagem com os amigos; entenda
Louaira Dela Cruz viralizou no TikTok ao mostrar a rotina com as erupções cutâneas avermelhadas que apareceram em seu rosto
Saúde|Do R7
A britânica Louaira Dela Cruz, de 22 anos, viralizou no TikTok depois de contar aos seguidores que contraiu micose após compartilhar seus pincéis de maquiagem com amigos próximos e não lavá-los depois.
"Desculpe, pessoal, estou um pouco quieta porque minha pele está inflamada. Eu não sei o que é, e os médicos não sabem o que é, mas – alerta de gatilho – é isso que está acontecendo", declarou a jovem, em um dos vídeos postados nos últimos dias, antes de exibir todo o rosto.
Logo após a fala, ela mostrou as duas primeiras erupções cutâneas avermelhadas que apareceram em seu queixo – a princípio, pareciam marcas de queimadura.
Dois dias depois, Louaira recebeu o diagnóstico de micose – infecção provocada pelo crescimento excessivo de fungos, segundo o Ministério da Saúde –, mais precisamente tinea corporal, causada pelo fungo Trichophyton ou Microsporum.
"Eu sei que compartilhar é cuidar, mas é melhor você acreditar que não vou deixar ninguém tocar em meus pincéis ou esponjas de maquiagem nunca mais, porque isso é micose", disse.
De acordo com os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, a condição "é chamada de micose porque pode causar uma erupção cutânea circular (em forma de anel) que geralmente é vermelha e coça".
Leia também
Esse sintoma foi o mais característico de Louaira, possivelmente pelo tempo de espera do diagnóstico – se ela não for tratada a tempo, se espalha rapidamente para outras partes do corpo. Nos vídeos posteriores, as erupções haviam aparecido em outras áreas do rosto.
A jovem passou a fazer tratamentos frequentes com cremes antifúngicos e, atualmente, está com a pele bem recuperada.
"Espero que o pior tenha passado e, agora, apenas curando", relatou.
Para os seguidores e as pessoas que viram o vídeo, o caso serviu de alerta.
"Vou limpar minha esponja e pincéis que não limpo há mais de um ano amanhã", escreveu um deles.
Outro disse que teve um "novo medo desbloqueado".
Câncer colorretal será, em alguns anos, o tipo que mais mata jovens; conheça os sintomas