Língua brasileira de sinais pode ser aprendida gratuitamente
Cursos de Libras vão de opções online a presenciais oferecidos principalmente por universidades; nesta quarta-feira (26) celebra-se o Dia do Surdo
Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

A Libras, língua brasileira de sinais, é o meio de comunicação utilizado por pessoas com deficiência auditiva ou com deficiência da fala. É considerada uma língua própria, tendo a língua portuguesa escrita como segundo idioma de quem a estuda.
A Libras consiste em uma linguagem baseada em sinais feitos com as mãos, que representam palavras. A expressão facial faz parte desta língua, contextualizando a frase em uma afirmação, interrogação, negação ou exclamação.
Leia também: Inclusão no ensino superior ainda é desafio no Brasil
Segundo Neivaldo Zovico, diretor da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), a língua de sinais foi criada a partir de gestos na Grécia Antiga. Chegou ao Brasil quando Dom Pedro 2º convidou o conde francês E. Huet, que foi o criador das primeiras instituições brasileiras de alfabetização de surdos, como o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), que completa 131 anos nesta quarta-feira (26), Dia Mundial do Surdo. Huet era surdo e foi o responsável por adaptar a língua de sinais francesa aos brasileiros, tornando a Libras parecida com a língua de sinais francesa.
Embora praticada desde o século 19 no Brasil, a Libras foi reconhecida oficialmente como língua de sinais brasileira em 2002.
O site da Escola Virtual do Governo (EVG) oferece o curso online de introdução à libras. O curso tem carga horária de 60 horas, e oferece aprendizado do alfabeto, profissões, animais, expressões e família.
Veja também: Professor surdo dos dois ouvidos desafia sua condição para ensinar passos de dança
A USP também oferece curso gratuito de libras, com 10 aulas teóricas em vídeo, e 10 aulas práticas, mas não emite certificado. O curso oferece introdução à língua, atividades interativas e provas finais de ambas as etapas.
O Ines, no Rio de Janeiro, oferece curso de libras gratuito a cada semestre, com cinco módulos de educação em libras, de acordo com o nível de familiaridade com a língua de sinais. As incrições devem ser realizadas pela internet, e o candidato deve ter no mínimo 14 anos. O preenchimento das vagas disponíveis é realizado por meio de sorteio eletrônico. O Ines está localizado na Rua das Laranjeiras, 232, no Bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ).
Leia também: Família de venezuelanos surdos reconstrói a vida vendendo arepas na zona norte do Rio
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece curso gratuito de libras para pais de alunos surdos que realizam o cursoa. Os sites do Instituto Federal de cada estado também oferecem cursos de libras online, e as inscrições variam a cada semestre.
O site do Ministério da Educação (MEC) também oferece curso de libras online e as inscrições variam por semestre.
Os Centros de Apoio ao Surdo (CAS), ligados ao MEC, oferecem curso de libras gratuito presencial, com mudança de nível a cada semestre. A matrícula deve ser feita presencialmente.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini
Conheça aplicativos que facilitam a rotina de pessoas com deficiência:
O smartphone ganho funções que vão muito além do que fazer ligações e mandar mensagens. Os aplicativos são formar de personalizar o aparelho para atender as demandas de cada usuário, inclusive das pessoas com deficiência. Conheça algumas ferramentas qu...
O smartphone ganho funções que vão muito além do que fazer ligações e mandar mensagens. Os aplicativos são formar de personalizar o aparelho para atender as demandas de cada usuário, inclusive das pessoas com deficiência. Conheça algumas ferramentas que podem facilitar tarefas como ler uma bula, pedir informação ou escolher um lugar para comer








