Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Língua de mulher fica preta e peluda após uso de antibiótico nos EUA

Condição pode ocorrer como reação incomum ao remédios, tabagismo e má higiene bucal; médico alerta profissionais a sempre examinarem a língua

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Língua da paciente ao chegar ao consultório, com a chamada "língua preta peluda"
Língua da paciente ao chegar ao consultório, com a chamada "língua preta peluda"

Um caso chamou a atenção de um médico nos Estados Unidos esta semana. Uma mulher de 55 anos apareceu em seu consultório com a língua repleta de pêlos.

Yasir Hamad, que também é professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, Estados Unidos, ficou surpreso. “Foi dos típicos casos que você só vê em livros”, relatou Hammad à CNN,

A condição é conhecida como "língua preta peluda". Hamad afirmou ao canal de televisão norte-americano que essa era a primeira vez em 10 anos de prática que ele via um caso como esse.

Embora o nome traga referência aos pêlos, não há crescimento destes. Tratam-se das papilas da língua, carocinhos que dão a textura normal do músculo e são responsáveis por detectar o sabor dos alimentos que, normalmente têm menos de 1 milímetro de altura e, quando crescem acima disso, ficam pretas.


Leia também: Aos 21, mulher é a mais jovem a sofrer transplante de rosto nos EUA

As papilas, que podem chegar de 12 a 18 milímetros, segundo estudo publicado no American Journal of Clinical Dermatology, ao crescerem, prenderiam partículas de alimentos, gerando colonização de bactérias e micróbios na língua. Essa condição benigna pode ocorrer como efeito colateral incomum de má higiene bucal, tabagismo, uso de alguns antibióticos e como reação ao uso de algumas drogas ilícitas.


Segundo a afirmação do médico à CNN, sua paciente teve essa reação após uma semana do uso de um antibiótico chamado Minociclina, para tratar uma infecção que adquiriu após um acidente de moto. Dentro desse período, a língua ficou escura, causando gosto ruim na boca e náuseas.

Após quatro semanas com novo tratamento, a língua da paciente voltou ao normal
Após quatro semanas com novo tratamento, a língua da paciente voltou ao normal

Hamad disse à CNN que o quadro é reversível, e afirmou que, após quatro semanas com nova medicação, a cor da língua da paciente voltou ao normal.


O médico ainda afirmou que, em casos como esse, deve-se manter a calma e procurar um médico, pois outras condições podem se assemelhar ao caso.

Leia também: Saúde bucal é só um dos fatores que podem levar a parto prematuro

Hamad ainda alertou que muitas condições podem ser diagnosticadas só de olhar para a boca e que os médicos não podem deixar de examinar esse músculo durante as consultas.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Gianinni

Conheça 8 doenças que podem manifestar sinais pela boca

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.