Logo R7.com
RecordPlus

Maquiagem, esmalte e produtos de cabelo podem fazer mal à saúde das crianças

Sem o devido cuidado e orientação a produtos de beleza podem provocar alergias, diz médico

Saúde|Do R7

  • Google News
Produtos de beleza podem causar infecções na pele das crianças
Produtos de beleza podem causar infecções na pele das crianças

Hoje em dia, cada vez mais cedo, as garotas começam a usar produtos feitos para adultos. Sem o devido cuidado e orientação a aplicação de artigos de beleza como esmalte, batom, tinta de cabelo e maquiagem, podem trazer problemas para a saúde, de acordo com o dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

De acordo com o médico, o uso de produtos de beleza não são recomendados para as crianças, já que a pele ainda não está plenamente desenvolvida e não tem uma barreira de defesa completa. Por causa disso, a criança se torna mais vulnerável e pode facilitar o surgimento de dermatites e alergias que podem permanecer para o resto da vida.


O esmalte, usando com frequência, pode causar alergia na região das mãos ou por todo o corpo. Além disso, o processo de tirar a cutícula compromete a proteção da unha proporcionando a entrada de fungos e bactérias.

Menina nasce com manchas pretas no corpo e família busca tratamento


Ainda de acordo com o médico, usar produtos para pintar, alisar e descolorir os cabelos também pode interferir no desenvolvimento natural do cabelo. A realização de escovas, de lavagem e o uso de produtos químicos agridem os fios e tornam o cabelo quebradiço e sem brilho.

O uso de maquiagem não é recomendado para crianças menores de seis anos, pois ainda não têm entendimento sobre alguns cuidados como não esfregar os olhos com o produto aplicado e nem mesmo ingeri-los. A partir dessa idade, maquiagens “recreativas” desenvolvidas para este público podem ser utilizadas com cautela. É importante ter atenção redobrada com as substâncias muito próximas aos olhos, como rímel e sombras, que oferecem alto risco de irritações.


Bebê tem doença que provoca "buraco" no corpo

Mesmo com todas as orientações, se o uso dos produtos for necessário é recomendado optar por versões infantis e que tenham o registro da Anvisa (Vigilância Sanitária) e Inmetro. Esses produtos são testados dermatologicamente e são menos danosos para a saúde das crianças.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.