Saúde Médico opera 'ursinho' a pedido de menino que passaria por cirurgia

Médico opera 'ursinho' a pedido de menino que passaria por cirurgia

Antes de cirurgia para hidrocefalia, Jackson McKie, de 8 anos, perguntou ao neurocirurgião se poderia tratar de seu "amigo" primeiro; médico aceitou

Médico opera ‘ursinho’ a pedido de garoto que passaria por cirurgia de cérebro

O neurocirurgião Daniel McNeely opera Little Baby, que usa máscara de oxigênio

O neurocirurgião Daniel McNeely opera Little Baby, que usa máscara de oxigênio

Reprodução Twitter

O neurocirurgião canadense Daniel McNeely recebeu um pedido inusitado antes de um procedimento cirúrgico no hospital IWK Health Center, na cidade Halifax, no Canadá, neste domingo (30).

O paciente a ser operado devido a uma hidrocefalia, o garoto Jackson McKie, de 8 anos, perguntou se ele também poderia tratar de seu inseparável companheiro, o urso de pelúcia Little Baby (Pequeno Bebê, em português).

“O paciente pergunta se posso ‘consertar’ seu urso de pelúcia antes de colocá-lo para dormir... Como eu poderia dizer não?”, escreveu o médico no Twitter.

McNeely atendeu prontamente à solicitação. Colocou máscara de oxigênio no ursinho e, na “mesa de cirurgia”, fez a operação. Acompanhando seus sinais vitais, ele saturou um pequeno buraco que existia debaixo do braço do ursinho, já um pouco surrado.

“Ele é seu melhor amigo”, afirmou o pai à CBC, rede pública de TV do Canadá.

Leia também: Doença confundida com Alzheimer pode ser curada com cirurgia

O ursinho é da família antes mesmo do nascimento de Jackson. Ele foi um presente dado a seus pais quando sua mãe foi ao ginecologista fazer um ultrassom para descobrir o sexo do bebê. Desde que Jackson nasceu, não desgruda dele, segundo o pai.

A hidrocefalia provoca acúmulo de líquido na cavidade craniana. O quadro causa aumento da pressão intracraniana, levando ao risco de lesões cerebrais. No caso de Jackson, essa pressão estava causando dor de cabeça.

Médico postou no Twitter: "Como eu poderia dizer não a esse pedido?"

Médico postou no Twitter: "Como eu poderia dizer não a esse pedido?"

Reprodução

Segundo a CBC, a cirurgia do garoto foi bem-sucedida. O líquido foi drenado e a pressão intracraniana diminuiu. O pai afirmou, bem-humorado, que o filho e o Little Baby passam bem.

Leia também: MC Pikachu tem tumor benigno no cérebro, diz mãe. Entenda a doença

O médico disse que é comum crianças levarem seus bichos de pelúcia para a sala de cirurgia a fim de lhe trazerem conforto, no entanto esta foi a primeira vez que lhe fizeram um pedido de “operação”. Ele contou à rede de TV que ficou surpreso e achou gratificante poder atender ao pedido do menino. “Isso nos faz sentir melhor sobre estar lá”, disse.

Entenda o que é AVC e como é o tratamento: