Médicos removem granada não detonada do peito de soldado ucraniano
Cirurgia envolveu alto risco, pois artefato poderia explodir a qualquer momento, afirmou equipe que realizou o procedimento
Saúde|Do R7

Médicos militares ucranianos conseguiram retirar com sucesso uma granada não detonada do peito de um soldado ferido em combate. O artefato ficou localizado logo abaixo do coração dele, e a remoção cirúrgica envolvia o risco de explosão.
O ineditismo fez com que o conselheiro ministerial de assuntos internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, afirmasse que a cirurgia "iria constar nos livros de medicina".
Em sua página no Facebook, o Comando das Forças Médicas das Forças Armadas da Ucrânia compartilhou a imagem de uma radiografia que mostra a granada alojada no peito do soldado.
"A operação foi realizada por um dos cirurgiões mais experientes das Forças Armadas da Ucrânia – major-geral do Serviço Médico, Andrei Verba – sem coagulação elétrica, pois a munição poderia detonar a qualquer momento", escreveu o comando.
A eletrocoagulação é usada em procedimentos cirúrgicos com objetivo de interromper sangramentos, mas por envolver, como o próprio nome diz, ondas elétricas, havia a possibilidade de uma explosão.
Ainda segundo a publicação, o "a intervenção cirúrgica foi bem-sucedida, e o militar ferido foi encaminhado para reabilitação e recuperação".
No Telegram, uma mensagem do assessor de comunicações do comandante das Forças Médicas Militares da Ucrânia Yevgenia Slivko, forneceu mais detalhes sobre o paciente.
"Posso dizer que nasceu em 1994, agora é encaminhado para reabilitação, seu estado é estável", afirmou.
Slivko acrescentou que um caso semelhante foi registrado na guerra do Afeganistão.
Conheça as 20 piores dores que o ser humano pode sentir
Algumas condições de saúde podem ser extremamente dolorosas. Embora as dores sejam uma percepção individual, há um consenso entre médicos de quais costumam ser mais intensas. O NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido fez uma lista com as piores ...
Algumas condições de saúde podem ser extremamente dolorosas. Embora as dores sejam uma percepção individual, há um consenso entre médicos de quais costumam ser mais intensas. O NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido fez uma lista com as piores dores causadas por determinadas doenças. Veja nas próximas imagens quais são elas (não estão em ordem de intensidade):




































