Mel não é tão saudável quanto se acredita, diz estudo
Possui os mesmo efeitos do açúcar, então é preciso ficar atento à quantidade utilizada
Saúde|Do R7

Muitas pessoas consideram o mel uma alternativa natural e mais saudável para substituir o açúcar, mas um novo estudo mostrou que ele não é tão saudável quanto você pensa. De acordo com informações do site Telegraph, na pesquisa divulgada no Journal of Nutrition, uma equipe de nutricionistas afirmou que o mel tem efeito similar ao do açúcar refinado, ou até mesmo dos adoçantes que encontramos no mercado.
Leia mais notícias sobre Saúde
Susa Raatz, líder do estudo e pesquisadora do departamento de agricultura dos Estados Unidos, conta que eles começaram a pesquisa para descobrir a diferença do efeito do açúcar e do mel no organismo.
— Muitas pessoas pensam que o mel, por ser mais natural, é mais saudável, e decidimos pesquisar sobre isso. E na verdade, eles são muito parecidos quimicamente, com praticamente as mesmas substâncias.
No estudo, no qual participaram 55 pessoas, os pesquisadores deram doses de 50 gramas de açúcar e mel durante duas semanas. Ao final deste período, todos os participantes tiveram praticamente o mesmo resultado no corpo, tanto os que ingeriram açúcar, quanto os que consumiram mel. O nível de triglicérides, um lipídeo que aumenta os riscos de doenças cardíacas, havia aumentado em todos os voluntários.
A maioria das pessoas considera o mel um bom substituto do açúcar, já que ele tem o mesmo efeito, é mais natural e possui maior quantidade de vitamina B. A nutricionista Sara Stanner afirma que o mel também possui uma excessiva quantidade de calorias.
— Uma colher de chá de mel possui 23 calorias e 6 gramas de açúcar. Se compararmos com o refinado, ele possui 16 calorias e 4 gramas de açúcar numa colher de chá. Mas é bom deixar claro que o mel adoça mais, então normalmente se utiliza menor quantidade do que o açúcar comum.















