Metanol: 1º lote com 2.500 unidades do antídoto fomepizol chega ao Brasil
Envio para São Paulo e demais estados com casos suspeitos será prioridade; aquisição do medicamento é inédita no país
Saúde|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote com 2.500 unidades do antídoto fomepizol para reforçar o estoque do SUS (Sistema Único de Saúde) destinado ao tratamento de intoxicações por metanol.
Segundo a pasta, a distribuição de 1.500 unidades começa hoje, com prioridade para São Paulo. O estado concentra o maior número de casos e receberá 288 unidades do medicamento.
Na sexta-feira (10), os demais estados que registraram casos suspeitos receberão o antídoto:
- Pernambuco (68 unidades)
- Paraná (84)
- Rio de Janeiro (120)
- Rio Grande do Sul (80)
- Mato Grosso do Sul (20)
- Piauí (24)
- Espírito Santo (28)
- Goiás (52)
- Acre (16)
- Paraíba (28)
- Rondônia (16)
Após a distribuição nesses estados, o antídoto segue para todo o país. Os estados também poderão solicitar o envio de novas remessas, de acordo com a necessidade apresentada e os registros de casos.
Leia mais
A aquisição é inédita no Brasil e, segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, o medicamento é considerado raro devido à baixa produção mundial.
“Nós já temos, no Brasil, o etanol disponibilizado em todas as unidades da federação. O que estamos oferecendo agora é uma segunda opção, o fomepizol, adquirido via Opas com apoio da Anvisa: são 2.500 ampolas que vocês estão vendo agora e que já estão sendo entregues. Apesar de termos notificações em 12 estados, todos os estados do país terão à disposição tanto o etanol quanto o fomepizol”, também explicou.
Casos de intoxicação
Até nesta quarta-feira (8), o país registrava 259 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Dessas, 24 casos foram confirmados e 235 permanecem em investigação.
São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são, até o momento, os únicos estados do país com casos confirmados de intoxicação pela substância. Ao todo, foram registrados 20 casos em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul.
Cinco óbitos foram confirmados em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba.
Sob supervisão de Thays Martins
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















