Ministério da Saúde anuncia criação de memorial para vítimas da pandemia da Covid-19
Pandemia completa quatro anos nesta segunda; patamar da doença foi determinado após vírus se espalhar mundialmente
Saúde|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa nesta segunda-feira (11) de uma reunião para a criação de um memorial para as vítimas da Covid-19. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a situação de pandemia no mundo no dia 11 de março de 2020, já que o vírus tinha se espalhado em todos os continentes. O Brasil registrou ao menos 38 milhões de casos e 710.427 mortes pela doença.
Nísia é a responsável pela abertura do seminário, que promove um debate entre especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas que atuaram no combate à doença. A programação segue até esta terça-feira (12). O slogan oficial do evento é “Direito à memória; lembrar para aprender”.
A Covid voltou a ganhar força no país neste ano. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou a marca de 70 mil casos entre 25 de fevereiro e 2 de março. Até 7 de março, o país registrou 1.789 mortes pela doença em 2024.
Leia mais: Quatro anos depois, Covid-19 ficou menos perigosa, mas ainda é grande problema de saúde pública
Segundo o Ministério da Saúde, 517,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas desde o começo da imunização nacional. A dose de reforço com a vacina bivalente foi fornecida a 33 milhões de pessoas.
A imunização foi realizada em 1.478.006 indígenas e 1.848.494 quilombolas. A vacina está disponível gratuitamente em unidades de saúde de todo país.