Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moderna desenvolverá vacina de reforço contra nova variante

Ômicron, descoberta na África do Sul e com casos em três continentes, pode ter potencial de transmissão maior que o da Delta

Saúde|Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP

Farmacêutica americana traça estratégias para conter variante Ômicron
Farmacêutica americana traça estratégias para conter variante Ômicron Farmacêutica americana traça estratégias para conter variante Ômicron

A empresa farmacêutica americana Moderna disse nesta sexta-feira (26) que vai desenvolver uma vacina de reforço contra a nova variante Ômicron do coronavírus, descoberta na África do Sul.

A companhia também deve aumentar a força da dose atual do imunizante para proteger os vacinados contra a nova variante. Segundo a CEO da Moderna, Stephane Bancel, a empresa farmacêutica está “há vários dias” traçando estratégias contra esta mutação.

"As mutações da variante Ômicron são preocupantes e, há vários dias, estamos agindo o mais rápido possível para executar nossa estratégia para lidar com essa variante", disse o CEO da Moderna, Stephane Bancel.

A variante B.1.1.529, batizada de Ômicron pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pode ser até quatro vezes mais contagiosa que a Delta e possui grande número de mutações, o que pode tornar as atuais vacinas contra a Covid-19 parcialmente ineficazes.

Publicidade

"O que nos preocupa é que essa variante pode não só ter capacidade de transmissão aumentada, mas também ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico", disse o pesquisador Richard Lessells à agência AFP.

Bélgica e Israel anunciaram também nesta sexta-feira casos da Ômicron. Além da África do Sul, Hong Kong e Malaui confirmaram a existência de doentes com a variante no país.

Para evitar que a Ômicron se espalhe, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido informaram sanções de diferentes tipos aos viajantes que passaram pelo sul da África. A União Europeia cogita suspender os voos com partida de alguns países do continente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.