Mortes na Espanha ficam abaixo de 100 pelo 3º dia consecutivo
Número é um maior do registrado ontem, mas ministro da saúde disse que oscilações são normais e dados do fim de semana podem chegar atrasados
Saúde|Da EFE

Pelo terceiro dia consecutivo, a Espanha registrou menos de 100 mortes por covid-19, após a confirmação de 83 novos óbitos nas últimas 24 horas, embora o n[umero represente um pequeno aumento em comparação a ontem - que ficou em 59 -, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde local.
O número total de mortes devido à pandemia já atingiu 27.778. Já em relação a infecções, foram 295 os novos casos de ontem para hoje, totalizando 232.037, diz o Ministério.
Leia também
"Devemos continuar sendo prudentes, estamos indo muito bem, mas devemos garantir que o risco de novos surtos seja reduzido ao mínimo", disse hoje Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, em entrevista coletiva.
Ele atribuiu o aumento das mortes relatadas hoje às "pequenas oscilações" diárias, bem como o possível efeito do atraso das comunicações do último fim de semana.
Por esse motivo, ele considerou que os próximos dois dias revelariam a "situação real" da evolução da pandemia na Espanha, mas considerou que "a verdadeira evolução da epidemia é melhor do que o que esses dados nos permitem entender".
Simón apelou para a "responsabilidade pessoal" dos cidadãos quando uma abertura gradual do país é iniciada, uma vez que "pode haver pessoas infectadas que não detectamos" e pode gerar cadeias de transmissão que não são controladas pelo sistema de saúde.
















