Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulheres não sabem que álcool aumenta risco de câncer de mama

Consumo de bebidas alcoólicas e obesidade são os maiores fatores de risco modificáveis da doença; estudo mostra que mulheres não têm consciência 

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Mulheres não souberam precisar qual o teor alcoólico de diversas bebidas
Mulheres não souberam precisar qual o teor alcoólico de diversas bebidas Mulheres não souberam precisar qual o teor alcoólico de diversas bebidas

O consumo de bebidas alcoólicas é conhecido por aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de mama, mas as mulheres não têm consciência disso. Isso é que o mostrou um estudo realizado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, publicado no periódico médico BMJ Journal.

O estudo ressalta que fatores de risco potencialmente modificáveis ​​respondem por aproximadamente 23% dos cânceres de mama, sendo a obesidade e o álcool os dois maiores.

Leia também: Meia taça de vinho por dia já eleva risco de câncer de mama, indica pesquisa

Os pesquisadores avaliaram 205 mulheres que estavam sendo submetidas a exames de câncer de mama ou procuravam tratamento para a doença em um hospital do Reino Unido. Elas foram entrevistadas sobre seus conhecimentos sobre fatores de risco para o câncer de mama.

Publicidade

Cerca de metade das entrevistadas sabia que fumar era um fator de risco e 30% reconheciam a obesidade como outro fator. Mas apenas 20% sabia que o consumo de álcool também aumentava a chance do desenvolvimento da doença. 

Já entre 33 funcionários do hospital consultados quase metade (49%) tinham esse conhecimento.

Publicidade

Leia também: Remédio estende vida de jovens com câncer de mama avançado

As descobertas desse estudo coincidem com pesquisas anteriores realizadas nos Estados Unidos. Um estudo da Sociedade Americana de Oncologia Clínica feito em 2017 revelou que 70% dos norte-americanos não sabiam que o consumo de álcool era um fator de risco para o câncer.

Publicidade

Estima-se que o álcool seja responsável por cerca de 5% a 11% de todos os casos de câncer de mama, com risco maior em consumidores de grande quantidade de bebidas alcoólicas.

Um estudo recente afirmou que beber uma garrafa de vinho por semana é o equivalente a fumar 10 cigarros pelo mesmo período, para mulheres, em termos de risco geral de câncer, segundo o site científico Live Science.

A nova pesquisa também aponta que as pessoas têm dificuldade em precisar quanto consomem de álcool. Mais da metade das participantes (56%) não souberam estimar qual o teor de álcool correto em um copo de vinho, um litro de cerveja, um litro de sidra e uma garrafa de licor.

Saiba mais: 'Fatalidade genética' leva 1 em cada 8 mulheres a ter câncer de mama

Isso sugere que muitas mulheres podem não saber que seu nível de consumo de álcool está aumentando o risco de câncer de mama, ressalta o estudo.

Ao serem questionadas sobre a importância de receber informações sobre prevenção de câncer de mama, 30% disseram que isso contribuiria para ir a consultas e 70% que não faria diferença.

Cigarro e álcool são fatores de risco para câncer cerebral. Saiba mais: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.