Mulheres não sabem que álcool aumenta risco de câncer de mama
Consumo de bebidas alcoólicas e obesidade são os maiores fatores de risco modificáveis da doença; estudo mostra que mulheres não têm consciência
Saúde|Deborah Giannini, do R7
O consumo de bebidas alcoólicas é conhecido por aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de mama, mas as mulheres não têm consciência disso. Isso é que o mostrou um estudo realizado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, publicado no periódico médico BMJ Journal.
O estudo ressalta que fatores de risco potencialmente modificáveis respondem por aproximadamente 23% dos cânceres de mama, sendo a obesidade e o álcool os dois maiores.
Leia também: Meia taça de vinho por dia já eleva risco de câncer de mama, indica pesquisa
Os pesquisadores avaliaram 205 mulheres que estavam sendo submetidas a exames de câncer de mama ou procuravam tratamento para a doença em um hospital do Reino Unido. Elas foram entrevistadas sobre seus conhecimentos sobre fatores de risco para o câncer de mama.
Cerca de metade das entrevistadas sabia que fumar era um fator de risco e 30% reconheciam a obesidade como outro fator. Mas apenas 20% sabia que o consumo de álcool também aumentava a chance do desenvolvimento da doença.
Já entre 33 funcionários do hospital consultados quase metade (49%) tinham esse conhecimento.
Leia também: Remédio estende vida de jovens com câncer de mama avançado
As descobertas desse estudo coincidem com pesquisas anteriores realizadas nos Estados Unidos. Um estudo da Sociedade Americana de Oncologia Clínica feito em 2017 revelou que 70% dos norte-americanos não sabiam que o consumo de álcool era um fator de risco para o câncer.
Estima-se que o álcool seja responsável por cerca de 5% a 11% de todos os casos de câncer de mama, com risco maior em consumidores de grande quantidade de bebidas alcoólicas.
Um estudo recente afirmou que beber uma garrafa de vinho por semana é o equivalente a fumar 10 cigarros pelo mesmo período, para mulheres, em termos de risco geral de câncer, segundo o site científico Live Science.
A nova pesquisa também aponta que as pessoas têm dificuldade em precisar quanto consomem de álcool. Mais da metade das participantes (56%) não souberam estimar qual o teor de álcool correto em um copo de vinho, um litro de cerveja, um litro de sidra e uma garrafa de licor.
Saiba mais: 'Fatalidade genética' leva 1 em cada 8 mulheres a ter câncer de mama
Isso sugere que muitas mulheres podem não saber que seu nível de consumo de álcool está aumentando o risco de câncer de mama, ressalta o estudo.
Ao serem questionadas sobre a importância de receber informações sobre prevenção de câncer de mama, 30% disseram que isso contribuiria para ir a consultas e 70% que não faria diferença.
Cigarro e álcool são fatores de risco para câncer cerebral. Saiba mais: