NeoQuímica N Motivos Dia dos Avós: descubra os hábitos que contribuem para uma longevidade saudável

Dia dos Avós: descubra os hábitos que contribuem para uma longevidade saudável

A Neo Química apoia iniciativas de inovação social que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas acima de 60 anos

Longevidade Ativa foi o tema da segunda edição do Neo Acelera, iniciativa da Neo Química que tem por objetivo desenvolver projetos inovadores e de positivo impacto social para a terceira idade

Longevidade Ativa foi o tema da segunda edição do Neo Acelera, iniciativa da Neo Química que tem por objetivo desenvolver projetos inovadores e de positivo impacto social para a terceira idade

AFP/BBC Brasil

Limitações de mobilidade e redução de convívio social e cuidados especiais com a saúde são alguns dos desafios que o envelhecimento traz. Com mais de 30 milhões de pessoas acima de 60 anos, o Brasil tem uma estimativa de aumento dessa população para 67 milhões até o ano de 2050.

Um grupo que precisa e merece receber atenção não somente de seus familiares, mas também da sociedade em geral. O Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho, é uma data muito importante para reforçar hábitos que melhoram a qualidade de vida de entes queridos com idade avançada.

Este grupo já ultrapassou o estigma de fragilidade e vem superando cada vez mais a expectativa de vida média do brasileiro. A saúde e bem-estar dos idosos pode ser ainda melhor quando combinada com hábitos que refletem em benefícios físicos, mentais e sociais.

• Pratique pelo menos alguns minutos de atividade física
Segundo a cartilha disponível no portal da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a prática de exercícios físicos entre os idosos é essencial para fortalecer a musculatura e manter a coordenação motora**.

A recomendação dos especialistas é de praticar ao menos 2 a 3 vezes por semana de atividade física, para evitar o sedentarismo. Estes exercícios devem ser adequados à sua condição individual, podendo ser alongamento, caminhada ou até mesmo musculação e uma pausa de 30 segundos a um minuto deve ser realizada entre uma sequência e outra de exercícios.

Escute música
Em artigo publicado pela Associação Americana de Psicologia, o PhD Daniel J. Levitin demonstrou em seus estudos na McGill University***, em Montreal no Canadá, que ouvir música é benéfico para o sistema imunológico. A ação é capaz de reduzir o estresse e diminuir a ansiedade, sendo mais eficaz do que a prescrição de medicamentos.

• Estabeleça metas e objetivos
Quem tem metas e objetivos vive mais, é o que afirma um estudo realizado na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, com uma amostra de 186 pessoas de idades entre 79 e 93 anos****. Os pesquisadores observaram que os indivíduos capazes de se motivar por meio de projetos de curto e médio prazo apresentaram tendência a uma vida mais longa e feliz.

• Alimente-se bem
Com o devido acompanhamento de especialistas em saúde e nutrição, busque incorporar uma alimentação mais leve, saudável e natural à sua rotina. Frutas, verduras, legumes, proteínas e gorduras “boas” devem fazer parte do cardápio. Sem esquecer de hidratar o corpo por dentro, é claro: água é fundamental para manter a saúde em dia.

• Exercite seu cérebro
Leia e pratique exercícios mentais. O cérebro, assim como o resto do corpo, necessita de atividade constante para manter o equilíbrio. Busque os títulos que mais combinam com sua personalidade e gosto pessoal; e lembre-se, caso a visão seja um desafio, utilizar a tecnologia nessa atividade é sempre uma boa saída.

Há equipamentos que permitem aumentar o tamanho da fonte para leitura e audiolivros disponíveis em bibliotecas virtuais e aplicativos. Para desafiar o raciocínio e mantê-lo em forma, a dica é completar passatempos como caça-palavras, palavras cruzadas e até mesmo jogos de videogame com as crianças.

Neo Acelera: projetos para o bem-estar da população sênior
A Neo Química entende os desafios de promover a saúde e o bem-estar dessa faixa etária, e para superá-los, vem incentivando e investindo em projetos para a maturidade através de seu braço operacional Neo Acelera.

Em 2020, a aceleradora de negócios realizada pela Neo Química, em parceria com a Yunus Negócios Sociais, lançou um desafio para selecionar iniciativas focadas em melhorar a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. Sob o tema “Longevidade Ativa”, a incubadora buscou negócios que tivessem alto potencial de impacto social e com potencial de escalabilidade e multiplicação da solução.

Esses esforços são direcionados para o equilíbrio frente à desigualdade tão presente no país, como é o caso da expectativa de vida nas regiões privilegiadas, que quando comparadas às periféricas, a diferença pode alcançar 30 anos. O objetivo da Neo Acelera é levar até essas pessoas soluções de acessibilidade à saúde, aos tratamentos e a uma maior qualidade de vida na maturidade.

Existem N Motivos para escolher a Neo Química, inovação é um deles.

Conheça as iniciativas da Neo Acelera
Neo Química. Sua saúde é nossa vocação

Referências consultadas:

Jornal USP (Universidade de São Paulo) [Internet]. Acesso: em junho, 2021 

**. SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) [Internet]. Acesso: em junho, 2021

***. APA (American Psychological Association) [Internet]. Acesso: em julho, 2021

****. Dr. Rondo [Internet]. Acesso: em junho, 2021

Últimas