NeoQuímica N Motivos Medicamentos genéricos facilitam o acesso à saúde para famílias brasileiras

Medicamentos genéricos facilitam o acesso à saúde para famílias brasileiras

Qualidade, eficácia comprovada e preço justo são alguns dos benefícios oferecidos pelos genéricos, que podem substituir os medicamentos de referência

Para a Neo Química, o medicamento genérico significa a democratização do acesso à saúde, sendo uma alternativa de tratamento viável e segura

Para ser colocado à venda, um medicamento genérico passa por um processo de aprovação que incluem estudos e pesquisas que atestem sua bioequivalência e equivalência farmacêutica apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso significa que o produto deve ter a capacidade de absorção na mesma velocidade e concentração, além de apresentar formulação idêntica à marca de referência.

Um medicamento genérico contém o mesmo princípio ativo e é apresentado na mesma dose e forma farmacêutica. Sua forma de administração é pela mesma via, com a mesma posologia e indicação terapêutica da marca de referência. Sua eficácia e segurança são equivalentes, o que o torna intercambiável.

De forma simplificada, um genérico é a reprodução fiel de uma marca de referência já existente registrada no mercado farmacêutico. Para que a produção da versão genérica do princípio ativo seja autorizada, a patente do original deve ter expirado.

Desde a implementação da Lei dos Genéricos - 9.787, em 1999, grande parte da população passou a ter acesso aos remédios e dar continuidade a tratamentos medicamentosos tornou-se realidade. Hoje, o Brasil tem uma lista de mais de 400 princípios ativos, sob cerca de 30 classes terapêuticas, registrados na ANVISA.

Conheça a linha de genéricos da Neo Química

Neo Química. Sua saúde é nossa vocação

Fonte: Medicamentos; Conceitos e definições. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Ministério da Saúde.

Últimas