Saúde Nova York declara emergência de desastre após descoberta do vírus da pólio em esgoto

Nova York declara emergência de desastre após descoberta do vírus da pólio em esgoto

Depois da confirmação de um caso de poliomielite paralítica, o governo começou investigar águas residuais do estado para comprovar a proliferação do vírus

  • Saúde | Do R7, com Reuters

Resumindo a Notícia

  • Nova York declara emergência de desastre após o vírus da pólio ter sido encontrado em esgoto
  • O estado teve a confirmação de um caso de poliomielite paralítica
  • O governo começou investigar águas residuais para comprovar a proliferação do vírus
  • Não é a primeira vez neste ano que a presença do patógeno é verificada no esgoto do estado
A governadora Kathy Hochul tomou a decisão para controlar a propagação da doença

A governadora Kathy Hochul tomou a decisão para controlar a propagação da doença

Brendan McDermid/Reuters - 31.8.2022

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou estado de emergência de desastre para a poliomielte, nesta sexta-feira (9), após amostras do poliovírus terem sido encontradas em águas residuais no condado de Nassau, de acordo com o NYSDOH (Departamento de Saúde do Estado de Nova York, na sigla em inglês). 

Não é a primeira vez neste ano que a presença do patógeno é verificada no esgoto do estado de Nova York. Após a confirmação de um caso de poliomielite paralítica em um homem não vacinado, no condado de Rockland, o NYSDOH deu início à vigilância de águas residuais – uma ferramenta para verificar sinais do vírus na água de esgoto das comunidades –, na medida em que as pessoas infectadas com poliovírus eliminam o vírus nas fezes.

A análise de sequência dos CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) encontrou poliovírus em amostras coletadas nos condados de Rockland, Orange, Sullivan, Nova York e, agora, Nassau.

A amostra coletada no mês passado em Nassau é geneticamente ligada ao caso de poliomielite paralítica identificado no condado de Rockland, tratando-se de outra evidência da expansão do vírus na comunidade.

O NYSDOH ressaltou em comunicado: "Todas as amostras relatadas são amostras preocupantes, o que significa que são tipos de poliovírus que podem causar paralisia em humanos".

Para controlar o problema, o estado lançou uma campanha maciça de vacinação a todos os nova-iorquinos não vacinados, incluindo crianças com 2 meses de idade, grávidas e pessoas que não completaram o esquema vacinal contra a poliomielite anteriormente. 

Anthony Fauci, imunologista e diretor do NIAID (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, na sigla em inglês), ressaltou a preocupação com a volta da doença, considerada erradica pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1988. 

"A pólio foi uma preocupação extraordinária, com centenas de milhares de casos e dezenas de milhares de mortes durante o período de tempo até a introdução da vacina Salk, momento em que houve uma reviravolta dramática no que chamaríamos de eliminação do controle e, então, essencialmente, a erradicação."

Cinco motivos que estão levando à volta do sarampo e da poliomielite

Últimas