Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Número de brasileiros com varíola do macaco se aproxima de 700

Não foram registradas mortes pela doença no Brasil nem em nenhum país fora da África, onde ela não é endêmica

Saúde|Do R7

OMS declarou estado de emergência global
OMS declarou estado de emergência global

No dia em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou emergência global por causa da expansão da varíola do macaco, o Brasil anuncia que já há 696 doentes de monkeypox confirmados no país. Os dados são do Ministério da Saúde.

A maior parte dos doentes está em São Paulo, com 506 registros. São 102 no Rio de Janeiro, 33 em Minas Gerais, 14 em Goiás, 13 no Distrito Federal e 11 no Paraná. Também há confirmações na Bahia (3), Ceará (2), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (1).

Grande estudo

Leia também

Na grande maioria dos casos, a varíola do macaco se resolve espontaneamente e sem sequelas. O isolamento dura entre 14 e 28 dias e só pode ser suspenso depois que todas as crostas das lesões cutâneas já tenham caído e uma leve camada de pele nasceu no local.

Entretanto, alguns pacientes podem apresentar complicações.


Segundo o maior estudo já realizado sobre as apresentações clínicas da doença, conduzido em 16 países e publicado na quinta-feira (21) na prestigiada revista científica The New England Journal of Medicine, em 13% do total de casos foi necessária a internação, na maioria das vezes para "controle da dor", principalmente dor anorretal severa (21 pacientes).

Também houve hospitalizações por superinfecção de tecidos moles (18); faringite que limitou a ingestão oral (5); lesões oculares (2); lesão renal aguda (2); miocardite (2); e fins de controle de infecção (13).


O antiviral tecovirimat, contra a varíola humana, está disponível em alguns países. Esse tratamento foi utilizado em 5% dos pacientes.

Não foram registradas mortes por varíola do macaco até o momento em países onde a doença não é endêmica.


Especialistas entendem que a idade média das pessoas que estão sendo infectadas — o vírus é mais letal em crianças — e a estrutura hospitalar de países europeus e da América do Norte (que concentram a maioria dos casos) contribuem para isso.

Aumento de casos

Os novos casos de varíola do macaco continuam em elevação no mundo. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos contabilizava na quinta-feira mais de 15,1 mil infectados em 65 países fora de áreas endêmicas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.