Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de casos e mortes por câncer de fígado aumentaráo mais de 55% até 2040

Agência de pesquisa avisa que doença está entre os cinco tipos mais comuns em 90 países, mas pode ser evitada

Saúde|

Agência prevê que 1,4 milhão de pessoas sejam diagnosticadas com câncer de fígado
Agência prevê que 1,4 milhão de pessoas sejam diagnosticadas com câncer de fígado Agência prevê que 1,4 milhão de pessoas sejam diagnosticadas com câncer de fígado

A quantidade de casos de câncer de fígado aumentará 55% em nível mundial até 2040, com 1,4 milhão de pessoas diagnosticadas e 1,3 milhão de mortes, avisou nesta quinta-feira (6) a Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer). A previsão faz parte de um estudo publicado no Journal of Hepatology.

"O número de pessoas diagnosticadas ou morrendo de câncer de fígado aumentará em quase 500 mil casos ou mortes por ano até 2040", a menos que a incidência seja reduzida por meio da "prevenção primária", disse Harriet Rumgay, uma dos principais autores do estudo.

O texto da Iarc, um centro da OMS (Organização Mundial da Saúde) com sede em Lyon, na França, lembra que câncer de fígado é a terceira causa principal de morte por câncer em nível mundial e está entre os cinco tipos mais comuns em 90 países, apesar de "a maioria dos casos poder ser evitada".

A prevenção é essencial para evitar essa patologia, com medidas como "imunizar, detectar e tratar a hepatite B" e a hepatite C, diz Rumgay.

Publicidade

A autora frisa também que a redução do consumo de bebidas alcoólicas pode ser fundamental para evitar o aumento do número de casos e mortes por câncer de fígado.

Um estudo recente da Iarc concluiu que 17% das ocorrências de câncer diagnosticadas em 2020 poderiam ter sido evitadas por meio da redução do consumo de álcool.

Veja os sete cuidados com a saúde do adolescente que merecem atenção especial dos pais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.