Número de mortos por coronavírus no Reino Unido pode ser 15% maior
Levantamento feita por escritório de estatística em certidões de óbito mostram mais menções à covid-19 do que as mortes registradas em hospitais
Saúde|, com R7

O número de mortos pelo novo coronavírus no Reino Unido pode ser 15% maior do que as cifras oficiais mostraram até agora, de acordo com dados mais abrangentes que incluem mortes na comunidade, como as casas de repouso. Até a segunda-feira (13), o país tinha divulgado oficialmente 11.239 óbitos por covid-19 em território britânico.
Mesmo antes das novas cifras, o número oficial de mortos britânicos era o quinto maior do mundo e um assessor científico destacado do governo disse que o país corre o risco de se tornar o mais atingido da Europa.
O ONS (Escritório de Estatísticas Nacionais, na sigla em inglês) disse nesta terça-feira (14) que, até 3 de abril, 5.979 pessoas haviam morrido na Inglaterra de covid-19, a doença respiratória causada pelo vírus, como mencionado em seus atestados de óbito.
Dados anteriores do NHS (Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês ) que só cobriam mortes em hospitais ingleses mostraram que 5.186 pessoas faleceram durante o mesmo período, ou seja, até 3 de abril.
"Isto é 15% mais alto do que os números do NHS, já que inclui todas as menções de covid-19 no atestado de óbito, incluindo suspeitas de covid-19, além de mortes na comunidade [fora de hospitais]", disse o estatístico Nick Stripe, do ONS.
Dados divulgados são limitados
Estes novos números, que refletem tanto mortes causadas principalmente pela covid-19 quanto aquelas em que esta é mencionada como um fator, mostram como os dados oficiais britânicos têm sido limitados até agora.
A análise foi feita apenas com os dados da Inglaterra, desconsiderando os demais países que compõe o Reino Unido. Ingleses são a imensa maioria das vítimas britânicas do novo coronavírus.
Incluindo o País de Gales, cerca de 6.235 pessoas haviam morrido até 3 de abril, disse a ONS. Dados separados da semana passada da Escócia apontaram 354 mortes ligadas à covid-19 até 5 de abril. Na Irlanda do Norte, a cifra estava em 79 em 3 de abril.















