Logo R7.com
RecordPlus

Obesidade entre gestantes cresce 5,2% ao ano no Brasil

Estudo com dados de 2008 a 2022 mostra que a maioria consome ultraprocessados

Saúde|Do R7

  • Google News

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Fortaleza e pela Universidade Federal do Ceará observou um aumento médio de 5,2% da obesidade entre gestantes brasileiras de 2008 a 2022. O estudo mostra que há um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos e bebidas açucaradas.

A nutricionista materno-infantil e autora do estudo, Sthefani Costa, destaca que o marketing e a mídia podem influenciar na decisão de compra. No entanto, a professora ressalta que é importante considerar o “contexto e o acesso à informação”, pois muitas vezes os alimentos processados são os únicos possíveis pelo menor valor financeiro.


Sthefani também alerta que é importante ter a consciência dos riscos do consumo de alimentos ultraprocessados tanto para a gestante como para o recém-nascido: “Há um maior risco de intercorrências durante a gestação, como diabetes gestacional, aumento da pressão e outras doenças associadas, além do próprio risco para o bebê, principalmente, nos primeiros dois anos de vida”.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.