Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Óculos de sol piratas expõem córnea ao risco de queimadura

Por não ter muitas vezes a proteção adequada contra raios ultravioleta, esse tipo de produto aumenta chance de possíveis lesões

Saúde|Fernando Mellis, do R7

Sem filtro UV, olhos ficam mais expostos à radiação
Sem filtro UV, olhos ficam mais expostos à radiação Sem filtro UV, olhos ficam mais expostos à radiação

Uma rápida caminhada por centros de compras populares nas cidades brasileiras e lá estão eles: os óculos de sol falsificados. Os preços baixos são o principal atrativo, mas isso pode custar caro para a saúde dos olhos.

A oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, afirma que o uso de óculos sem o mínimo de proteção contra radiação ultravioleta "pode causa uma série de doenças oculares".

"Quando você está com uma lente mais escura, a sua pupila aumenta e entra mais luz. Se você não protege de forma adequada, entra mais radiação."

Lísia explica que padrões internacionais exigem percentuais mínimos de proteção ultravioleta para lentes.

Publicidade

"Para você dizer que a lente protege contra a radiação ultravioleta, tem que ter uma proteção muito alta. Existem níveis de proteção que são de no mínimo 70% para alguns comprimentos de onda de radiação UV para serem certificados. Para outro, tem que ser de 90%."

Leia também: É possível ter câncer nos olhos. Exposição ao sol é fator de risco

Publicidade

Um par de óculos de sol que não tenha a proteção considerada segura oferece alguns riscos aos olhos, segundo a médica.

"São desde coisas simples como ceratite, quando você tem uma alteração da córnea porque queima a superfície; pterígio, que é alteração da conjuntiva [parte branca do olho] associada à radiação ultravioleta UV; e até catarata."

Publicidade

A ceratite surge poucas horas após a exposição aos raios solares, com sintomas como dor, lacrimejamento, sensibilidade à luz, entre outros. Esse tipo de lesão não costuma evoluir para quadros graves.

O pterígio e a catarata são problemas de longo prazo. A médica ressalta, no entanto, que essa última não pode ser exclusivamente associada à falta de óculos de sol com proteção adequada.

Não há estudos que comprovem a eficácia de lentes com proteção inferior à recomendada — abaixo percentuais estabelecidos. É possível verificar se a lente possui filtro UV em óticas que possuam um equipamento específico para isso.

A oftalmologista alerta ainda que óculos sem garantia de qualidade oferecem riscos em relação ao material usado para fazer as lentes.

"Se não for um material resistente a choques, por exemplo, a lente quebrada poderia causar um ferimento perfurante nos olhos."

Segundo a médica, muitas lentes de baixa qualidade deixam a visão embaçada durante o uso. 

Leia também: Coçar os olhos em excesso pode causar danos à visão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.