Saúde Ômega-3 pode ajudar a aliviar os sintomas da asma, segundo estudo

Ômega-3 pode ajudar a aliviar os sintomas da asma, segundo estudo

Pesquisa norte-americana mostra que o maior consumo desse ácido graxo diminuiu os sintomas em crianças, enquanto o de ômega-6 piorou

Ômega-3 pode aliviar os sintomas da asma, diz estudo

O atum está entre os peixes com alta concentração de ômega-3

O atum está entre os peixes com alta concentração de ômega-3

Pixabay

Os ácidos graxos ômega-3 presentes nos alimentos podem ajudar a reduzir os sintomas da asma infantil, enquanto as gorduras ômega-6 podem agravá-los, segundo um estudo da Universidade de Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, publicado na American Journal of Respiratory e Critical Care Medicine.

Os alimentos ricos em ômega-3 são os peixes marinhos, como sardinha, salmão, atum, anchova e arenque, segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde. Já os óleos de milho e outros óleos vegetais são fontes de ômega-6.

Leia também: Comportamentos simples podem ajudar a evitar crises de asma

A pesquisa analisou 135 crianças asmáticas, entre 5 e 12 anos, que moravam no centro de Baltimore. Elas passaram por avaliações no início do estudo, após três meses e após seis meses em relação à dieta, sintomas de asma e uso de medicamentos para o problema. A cada avaliação, eram realizadas coletas de sangue para exames.

Leia também: Anvisa aprova medicamento para câncer de mama e asma grave

Os pesquisadores colocaram dispositivos na casa de cada um dos participantes para medir o nível de poluentes no ar.

Ao final do período, o estudo constatou que o aumento da ingestão de ômega-6 estava associado a maior gravidade de asma, piora dos efeitos da poluição nos sintomas da doença e aumento dos níveis sanguíneos de neutrófilos, glóbulo branco relacionado à inflamação.

Saiba mais: Asma é a doença respiratória que mais leva a internações no país

Já crianças com maior ingestão de ômega-3 apresentaram reações sintomáticas mais leves à poluição interna e menores níveis de neutrófilos no sangue.

Gripe pode virar pneunomia? Saiba como prevenir a doença: