OMS alerta para aumento de casos da subvariante XBB.1.5 na Europa e nos EUA
Pesquisadores dos Estados Unidos, onde a nova cepa cresceu mais, acreditam que essa possa ser mais contagiosa do que todas as subvariantes conhecidas
Saúde|Do R7
A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou nesta quarta-feira para o aumento de casos da subvariante Ômicron XBB.1.5 na Europa e nos Estados Unidos, inicialmente detectada nos estados de Nova York e Connecticut e que alguns especialistas consideram ter potencial para causar um nova onda de infecções.
"A XBB.1.5, uma recombinação das sublinhagens BA2, está aumentando na Europa e nos Estados Unidos, foi identificada em mais de 25 países e a OMS a está monitorando de perto", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na primeira entrevista coletiva do ano.
“Vamos avaliar o risco da subvariante e agir em conformidade”, acrescentou Tedros, advertindo que nas últimas semanas houve um aumento das internações e da pressão hospitalar no hemisfério Norte, não apenas por causa da Covid-19, mas também por outras doenças respiratórias, incluindo a gripe.
O aumento de casos, no entanto, é significativamente menor até agora do que há um ano, no início do avanço da subvariante Ômicron, quando quase 25 milhões de diagnósticos positivos semanais foram registrados globalmente, sete vezes mais do que os níveis atuais (embora agora menos testes estejam sendo realizados devido à predominância de casos leves).
Especialistas americanos advertiram em suas pesquisas que a XBB.1.5 pode ser mais contagiosa do que todas as subvariantes anteriores conhecidas e mais difícil de neutralizar por anticorpos.