OMS: Europa se estabiliza, mas pandemia ainda cresce rapidamente
América Latina, África e países do leste Europeu ainda estão a caminho do pico da doença e casos de reincidência se tornam preocupação
Saúde|Do R7
A pandemia do novo coronavírus está estabilizando na Europa, mas está crescendo e se espalhando pela África, América Latina e no leste europeu, informou o diretor central da OMS, Tedros Adanon.
A Organização confirmou nesta quarta-feira (22) que quase 2,5 milhões de casos de coronavírus foram registrados pelo mundo e alguns dos países mais afetados no começo da pandemia, como Espanha e Itália, estão conseguindo manter o número de novos casos baixo e vendo uma queda no número de mortes.
Porém, mesmo com o alívio da doença, o coronavírus continua se espalhando. Diversos países estão começando a viver a pandemia agora e o Reino Unido confirmou hoje que está no pico das infecções. Na China, que já passou pelo pico e pela redução do número de casos, uma das principais preocupações agora são reinfecções e casos importados.
'Vírus segue extremamente perigoso'
“O vírus continua sendo extremamente perigoso”, alertou Tedros. O diretor ressaltou que o mundo ainda tem uma longa luta a enfrentar e que o vírus vai continuar presente por um longo tempo.
Leia também
Para ele, é importante que as pessoas continuem em casa e continuem se cuidando como no começo da pandemia, já que ainda não existe uma imunização contra a doença e casos de reincidência já foram registrados pelo mundo.
Com a estabilização da doença em alguns países, as quarentenas e restrições começaram a ser suspensas. Tedros disse que entende a frustração das pessoas e a vontade de voltar a trabalhar e a rotina normal, mas alertou que o mundo está mudando com a pandemia.
“O mundo não vai e não pode voltar a ser como era antes. É preciso achar um ‘novo normal’, um mundo que é mais seguro, mais saudável e mais preparado”, disse.