Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS muda nome, e varíola do macaco passa a ser chamada de 'mpox'

Termo é uma abreviação de monkeypox, nomenclatura da doença em inglês, e continuará a ser usado por mais um ano

Saúde|Do R7

Mais de 80 mil casos de varíola do macaco foram registrados no mundo neste ano
Mais de 80 mil casos de varíola do macaco foram registrados no mundo neste ano Mais de 80 mil casos de varíola do macaco foram registrados no mundo neste ano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (28) que começará a usar um novo termo, "mpox" (do inglês, "monkeypox"), como sinônimo da varíola do macaco e insistiu para que todos sigam o exemplo, após receber reclamações de que o nome atual da doença é racista e estigmatizante.

"Ambos os nomes serão usados simultaneamente por um ano, enquanto 'monkeypox' é eliminado", disse a organização global de saúde.

A OMS lançou um processo de consulta pública para encontrar um novo nome para a doença no início deste ano.

Uma das propostas mais populares foi "mpox", ou "Mpox", apresentada pela organização de saúde masculina RÉZO, entre outras.

Publicidade

Seu diretor disse na época que a remoção da referência a macacos ajudou as pessoas a levar a sério a emergência de saúde.

A varíola do macaco, descoberta em 1958 e batizada por conta do primeiro animal a apresentar sintomas, se espalhou principalmente em um grupo de países da África Ocidental e Central até este ano.

Agora, 110 países relataram cerca de 80 mil casos confirmados e 55 mortes, segundo dados da OMS.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.