Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS prevê que quadro mais provável é Covid-19 virar condição endêmica

Cientista-chefe da organização admite que pode haver algum surto da doença, mas não a repetição de um grande pico de mortes

Saúde|

Soumya Swaminathan ressalta que novas variantes não driblaram proteção dada por vacinas
Soumya Swaminathan ressalta que novas variantes não driblaram proteção dada por vacinas Soumya Swaminathan ressalta que novas variantes não driblaram proteção dada por vacinas

Cientista-chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde), Soumya Swaminathan afirmou nesta terça-feira (5) que o cenário mais provável é que a Covid-19 assuma uma "condição endêmica". O que significa dizer que a doença seguiria se manifestando com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais.

Na pandemia, o número de casos de uma doença aumenta em vários momentos de forma aguda em diferentes localidades do planeta – como foi visto nos últimos dois anos e meio com a Covid-19. 

Segundo ela, pode haver ainda "algum surto", mas não a repetição de um grande pico de mortes, como se viu anteriormente na pandemia. De qualquer modo, ela reforçou o conselho da entidade pela vacinação, a fim de evitar casos graves, e também por outras medidas, como o uso de máscara, para conter a disseminação do vírus.

A autoridade da OMS falou durante sessão de perguntas e respostas sobre a Covid-19. Ela lembrou que, apesar das novas variantes, não há até agora relato de que o vírus consiga escapar da imunidade conferida pelas vacinas já existentes.

Segundo Swaminathan, os imunizantes atuais garantem 85% ou mais de eficácia contra todas as variantes até agora registradas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.