Surto de varíola do macaco

Saúde OMS relata 14.000 casos de varíola do macaco no mundo e cinco mortes na África

OMS relata 14.000 casos de varíola do macaco no mundo e cinco mortes na África

Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Alemanhã são os lugares com mais infectados, sendo acima dos dois mil em casa país

  • Saúde | Do R7, com Reuters

Comissão da OMS se reunia amanhã para definir se surto é emergência de saúde

Comissão da OMS se reunia amanhã para definir se surto é emergência de saúde

Reprodução HOSPITAL GERAL DE MASSACHUSETTS

A OMS (Organização Mundial da Saúde confirmou 14.000 casos de varíola do macaco em todo o mundo, com cinco mortes relatadas na África, disse o diretor-geral Tedros Adhanom nesta quarta-feira (20).

A maioria dos casos relatados até agora foi encontrada na Europa, particularmente entre homens que fazem sexo com homens, disse a OMS, embora todas as mortes tenham ocorrido na África, a região onde historicamente os surtos de varíola eram encontrados.

Na quinta-feira, a OMS vai convocar a segunda reunião de um comitê que decidirá se o surto é uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC), que seria o nível mais alto de alerta da organização. 

“Independentemente da recomendação do comitê, a OMS continuará fazendo tudo o que puder para apoiar os países a interromper a transmissão e salvar vidas”, disse Adhanom. 

De acordo com monitoramento em tempo real conduzido pela iniciativa Global.health já são quase 14.500 infectados no mundo, sendo que Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Alemanhã são os países com maior concentração de doentes. 

De acordo com o Ministério da Saúde, já são 449 casos confirmados da doença no Brasil. Sendo 312 procedentes do estado de São Paulo, 71 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, oito do Distrito Federal, seis do Paraná, quatro de Goiás, dois do Ceará, três do Rio Grande do Sul, três na Bahia, dois do Rio Grande do Norte, dois no Espírito Santo, um em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul e um em Santa Catarina.

Saiba o que ainda intriga a ciência sobre a varíola do macaco

Últimas