Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Opas alerta para aumento de vírus respiratórios nas Américas, além da Covid-19

A organização também destacou um aumento de 14% das mortes pela infecção causada pelo Sars-CoV-2

Saúde|

Os casos de Covid-19 nas Américas aumentaram 10,4% na última semana em relação à anterior, mas outras infecções respiratórias também registram aumento na região, alertou a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) nesta quarta-feira (1º).

"Os países devem ampliar a vigilância para monitorar outros vírus respiratórios, não só o da Covid-19", disse em coletiva de imprensa a diretora da Opas, Carissa Etienne.

Na semana passada em todo o continente americano foram registrados 1.087.390 casos e 4.155 mortes por Covid-19, o que representa um aumento de 10,4% no número de casos e um incremento de 14% nas mortes.

A América do Sul registrou o maior aumento de casos (+43,1%), e a América Central, a maior alta de mortes (+21,3%).

Publicidade

No entanto, outros vírus respiratórios, como o influenza e o VSR (vírus sincicial respiratório) em crianças, também preocupam a Opas, escritório regional da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Etienne destacou que, desde o surgimento do coronavírus que causa a Covid-19, em 2020, as infecções por influenza foram "excepcionalmente baixas", mas em 2022 aumentou a circulação do vírus da gripe "e não só durante a temporada tradicional de gripe".

Publicidade

México e Peru tiveram um número de casos de influenza maior que o esperado, e Argentina, Chile e Uruguai informaram mais hospitalizações que o normal devido à influenza.

Chile, Paraguai, Brasil, Equador e República Dominicana também registram picos repentinos do vírus VSR em crianças pequenas, que em alguns casos precisam de hospitalização.

Publicidade

"Muitos lugares enfrentam a dupla ameaça de um possível aumento da influenza junto com um aumento nos casos de Covid-19, o que colocará os trabalhadores da saúde, os idosos e as mulheres grávidas em risco extra", disse Etienne.

"Alguns países enfrentam uma ameaça tripla, com a adição de uma onda de VSR em crianças", afirmou.

Etienne enfatizou que as mesmas medidas de saúde pública para se proteger da Covid-19 funcionam para prevenir a gripe e pediu vacinação contra os dois vírus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.