Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Osteoartrose: entenda a condição que causa dores no quadril de Lula e as formas de tratamento

Presidente tem se queixado nos últimos meses e foi submetido recentemente a algumas terapias para aliviar o quadro

Saúde|Do R7

Lula passou por procedimento para aliviar a dor
Lula passou por procedimento para aliviar a dor

A saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou o noticiário nos últimos dias, após ele ter anunciado que deve se submeter a uma cirurgia devido a dores permanentes no quadril direito. O político foi diagnosticado com um quadro de osteoartrose.

Segundo a AAOS (Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos), trata-se de "uma condição comum que muitas pessoas desenvolvem à medida que envelhecem" e que pode afetar qualquer articulação do corpo, "mas geralmente se desenvolve em articulações que suportam peso, como o quadril".

Em um artigo na revista Clinical Cases in Mineral and Bone Metabolism, de 2013, pesquisadores da Universidade de Florença, na Itália, afirmam que a incidência dessa "doença degenerativa nas articulações está aumentando devido ao aumento da expectativa de vida e a traumas músculo-esqueléticos".

A osteoartrose é caracterizada pela degeneração crônica de uma cartilagem ou do próprio osso. Ela pode ser resultado de um processo inflamatório (artrite) prolongado.


Algumas condições individuais podem contribuir para o desenvolvimento desses quadros, de acordo com a AAOS. São elas: idade avançada, histórico familiar de osteoartrose, lesões prévias na articulação dos quadris e obesidade.

A dor é o principal sintoma. Em muitos casos, ela piora com o movimento. Os pacientes também podem sentir rigidez.


Tratamentos

Há uma série de terapias que buscam dar conforto e devolver a qualidade de vida aos pacientes.

Os médicos começam com as menos invasivas (medicamentos) e vão esgotando as possibilidades, até que, caso não haja melhora, pode ser indicada uma cirurgia.


Lula já anunciou que deve ser operado do quadril em outubro. Enquanto isso, ele tem sido submetido a alguns tratamentos para que consiga manter as atividades diárias até a cirurgia.

Analgésicos, AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) e corticoides costumam ser receitados pelo médico em um primeiro momento.

Nos casos em que a dor é mais persistente, o especialista pode receitar uma infiltração, técnica que consiste na aplicação de uma injeção diretamente na articulação com uma combinação de analgésico e corticoide, de acordo com o MedlinePlus, site de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.

Nesta quinta-feira (26), Lula foi submetido a uma "denervação percutânea, no quadril direito, para alívio de dor crônica", segundo um comunicado da Presidência da República.

A denervação percutânea é um procedimento minimamente invasivo para tratar a dor crônica na osteoartrite dos quadris. A técnica utiliza calor (radiofrequência ou laser) ou frio (crioterapia) para interromper os sinais de dor das terminações nervosas na articulação.

Nesse caso, o foco são as terminações nervosas ao redor da articulação, que podem continuar enviando sinais de dor ao cérebro.

Médicos de Turim, na Itália, defenderam a derivação percutânea como uma alternativa ao tratamento de osteoartrose nos quadris, em um artigo publicado na revista Orthopedics, em 2012.

A cirurgia é o último recurso utilizado pelos médicos. O procedimento para restaurar a função da articulação é a artroplastia, também chamado de substituição da articular.

A articulação é substituída por uma prótese, que pode ser feita de metal, cerâmica ou plástico resistente, segundo a Cleveland Clinic, dos EUA.

A prótese se assemelha à articulação natural e tem movimentação semelhante. Durante o procedimento, o médico remove a articulação danificada e implanta a prótese.

"A maioria das pessoas que recebem esse procedimento precisa de uma substituição total da articulação", acrescenta o hospital, que informa ainda que, nos Estados Unidos, são realizadas cerca de 500 mil substituições de quadril todos os anos.

Entenda o quadro de saúde de Lula

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.