Pacientes são diagnosticados com doença comum no século 18, no Canadá
Médicos identificaram 27 casos de escorbuto causados por deficiência prolongada de vitamina C, ao norte do estado de Saskatchewan
Saúde|Do R7
Médicos canadenses identificaram 27 casos de escorbuto, entre pacientes da região norte do estado de Saskatchewan. A doença, causada pela deficiência prolongada de vitamina C, era comum entre marinheiros do século 18.
Uma pessoa nessa condição apresenta dores nas articulações, dores musculares, sangramento, palidez, cansaço, dificuldade de cicatrização, queda e deformidades dentárias e pequenas hemorragias.
Segundo o canal de notícias canadense CTV News, “especialistas dizem que os diagnósticos confirmados destacam um problema mais amplo, com pobreza e insegurança alimentar em comunidades rurais e remotas em todo o país."
R7 Saúde
Frutas e vegetais, como a laranja e o brócolis, são a principal fonte de vitamina C.
Em outubro, um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal detalhou o caso de uma mulher de 65 anos com a doença. “Um exemplo complexo de insegurança alimentar, que se manifesta como um diagnóstico incomum", diz um trecho do artigo.
“Temos problemas maiores do que a deficiência de vitamina C“, ressaltou Hassan Vatanparast, professor da Universidade de Saskatoon, em declaração ao CTV News. É sobre equidade em saúde, insegurança alimentar, distribuição equitativa de recursos, acessibilidade e disponibilidade.”
Documentário do PlayPlus revela abusos durante décadas em centro psiquiátrico de Barbacena (MG)