Coronavírus

Saúde Parceira da Pfizer, BioNTech prevê vacinas atualizadas contra a Ômicron disponíveis em outubro

Parceira da Pfizer, BioNTech prevê vacinas atualizadas contra a Ômicron disponíveis em outubro

Empresa fez versões que prometem ser capazes de neutralizar subvariantes responsáveis por ondas recentes de Covid

  • Saúde | Do R7, com Reuters

Uma das vacinas já está sob análise da Agência Europeia de Medicamentos

Uma das vacinas já está sob análise da Agência Europeia de Medicamentos

Fabrizio Bensch/Reuters

A empresa de biotecnologia alemã BioNTech – parceira da farmacêutica Pfizer na fabricação da vacina anti-Covid Comirnaty – espera iniciar as entregas de dois imunizantes adaptados à Ômicron já em outubro, o que ajudará a estimular a demanda no quarto trimestre, disse a companhia nesta segunda-feira (8) ao reafirmar sua previsão de receita de vacinas para o ano.

A demanda pelos imunizantes, dos quais 3,6 bilhões de doses foram distribuídas globalmente, está diminuindo, já que a maioria das pessoas no mundo ocidental recebeu três ou quatro injeções.

No entanto, espera-se que as campanhas de reforço com o uso de vacinas atualizadas segmentadas especificamente para a variante Ômicron aumentem a demanda com o início do outono no Hemisfério Norte.

Aguardando aprovação regulatória, disse a BioNTech, ambos os imunizantes adaptados estarão disponíveis a tempo para as campanhas.

A BioNTech e a Pfizer enviaram uma das vacinas adaptadas, que têm como alvo a subvariante da Ômicron BA.1, à EMA (Agência Europeia de Medicamentos) no mês passado, com entrega pendente de aprovação.

A outra, visando as subvariantes BA.4 e BA.5, conforme recomendado pelo regulador de medicamentos dos EUA, terá início dos ensaios clínicos neste mês, com o envio das primeiras doses previsto também a partir de outubro.

Últimas