Pesquisa brasileira testará uso da cloroquina para sintomas leves
Estudo CloroCOVID-19 avaliará pessoas de 18 a 80 anos, que não possuam contraindicações ao medicamento. Casos graves também serão testados
Saúde|Guilherme Padin, do R7
Cientistas e médicos brasileiros farão testes para o uso da cloroquina em pacientes com sintomas leves do novo coronavírus. Pessoas com casos graves também serão avaliadas.
O estudo, chamado de CloroCOVID-19, será realizado pela Fiocruz Amazônia (Instituto Leônidas e Maria Deane), em parceria com profissionais do Incor (Instituto do Coração de São Paulo), e testará pessoas de idade entre 18 e 80 anos que não apresentem contraindicações a esse medicamento.
A pesquisa já foi aprovada pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), em 23 de março. A previsão, segundo a Fiocruz, é de que na segunda semana de abril os resultados preliminares sejam divulgados.
Liderando a pesquisa, o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda afirma que o estudo "dará muitas respostas importantes para o Sistema de Saúde e para a população".
O estudo é viabilizado pela Susam (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas) e outras instituições, como Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Universidade do Estado do Amazonas e Instituto de Tecnologia em Fármacos.