Saúde Pesquisa detecta 2 milhões de bactérias em geladeira sem limpeza

Pesquisa detecta 2 milhões de bactérias em geladeira sem limpeza

Gavetas e prateleiras foram considerados itens mais contaminados; micro-organismos são transportados ao local por mãos e sacos de supermercado

Pesquisa detecta mais de 2 milhões de bactéria em geladeira

Sacos de supermercado usados como embalagem podem ser vetores de bactérias

Sacos de supermercado usados como embalagem podem ser vetores de bactérias

Pixabay

Um levantamento realizado pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas, detectou cerca de 2 milhões de bactérias e 44 mil bolores e leveduras em geladeira sem a limpeza adequada.

A pesquisa, realizada por Amanda Guidotti e Luiza Rached e coordenada pela professora Rosana Siqueira, avaliou 40 itens de 8 geladeiras como maçanetas, prateleiras, porta-ovos, gavetas e borrachas. Os itens com a maior quantidade de bactérias foram as gavetas e prateleiras.

Saiba mais: Bactéria salmonella apresenta resistência a diferentes antibióticos

Foram identificados os micro-organismos E. coli, S. aureus, K. pneumoniae, Acinetobacter e Candida albicans e C. krusei. 

Segundo dados do levantamento, eles podem ter sido transportados ao local por sacolas de supermercado colocadas dentro da geladeira como embalagens ou por meio de verduras e ovos. A falta de higienização das mãos também é responsável pela presença dos micro-organismos.

Leia também: 'Bactéria da praia' é comum em águas quentes, mas infecção é rara

Os microrganismos podem causar doenças como infecções intestinais, urinárias, dor de garganta, febre, otites e até mesmo micoses, de acordo com dados da pesquisa, que ressalta que também podem contaminar outros alimentos no local.

As autoras da pesquisa recomendam a limpeza da geladeira com água e sabão ou detergente, com atenção aos restos de alimentos que possam ficar aderidos às paredes ou prateleiras. Em relação às gavetas, o ideal é usar água quente e secá-las antes de colocá-las de volta na geladeira.

Saiba mais: Alimentos contaminados por bactérias podem levar até a morte

Elas ainda ressaltaram, por meio de nota, a limpeza de borrachas e maçaneta e o uso de vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio para retirar odores desagradáveis. Uma limpeza mais aprofundada da geladeira deve ser feita uma vez por mês.

Produtos proibidos pela Anvisa vão de remédios à comida com bactéria: