Saúde Pesquisa mostra que 61% dos brasileiros conhecem alguém que morreu de Covid-19

Pesquisa mostra que 61% dos brasileiros conhecem alguém que morreu de Covid-19

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria também revelou que 55% dos entrevistados têm medo de conviver com pessoas não vacinadas

  • Saúde | Do R7

Maioria das pessoas que morreram pela doença era amiga dos participantes da pesquisa

Maioria das pessoas que morreram pela doença era amiga dos participantes da pesquisa

Amanda Perobelli/REUTERS

A pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta sexta-feira (29), revelou que 61% dos brasileiros conhecem alguém que morreu vítima de Covid-19. O levantamento foi realizado entre 1º e 5 de abril deste ano, com 2.015 pessoas de 16 anos ou mais, de todos os estados do país e o Distrito Federal.

Desse percentual, cerca de 40% das vítimas eram amigas dos entrevistados, 20% eram parentes que não viviam na mesma casa e apenas 4% moravam juntos. Além disso, a pesquisa mostrou que 35% dos participantes relataram ter sido diagnosticados com a doença. 

Apesar da proximidade com que as pessoas experienciaram a pandemia, o número de participantes que consideram o cenário grave ou muito grave atualmente é de 40%, uma redução de 49% em relação à pesquisa realizada em abril de 2021, período em que o país registrou o maior pico de óbitos por Covid-19.

O levantamento também mostrou que 95% dos entrevistados receberam ao menos uma dose de vacina anti-Covid, sendo que 73% afirmaram que pretendem, com certeza, tomar a dose de reforço.

Pelo menos 55% afirmaram ter medo de conviver com pessoas que não foram vacinadas. Nesse sentido, 61% defenderam a adoção de um “passaporte de vacina” em estabelecimentos além de  escolas e faculdades. 

Últimas