Pesquisa revela que homens evitam consultas médicas até sentirem dor ou desconforto
Estudo mostra queda de 13% na mortalidade das pessoas que fazem exames de rotina; urologista explica importância de check-ups
Saúde|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Uma pesquisa revelou que muitos homens evitam consultas médicas até sentirem dor ou desconforto. Dados indicam que 46% dos homens acima dos 40 anos só buscam ajuda quando sentem algum incômodo. Essa estatística sobe para 58% entre aqueles que dependem exclusivamente do sistema público de saúde.
Um estudo que acompanha cerca de 160 mil pacientes há mais de 30 anos mostrou uma queda de 13% na mortalidade das pessoas que fazem exames de rotina. A chance de descobrir um câncer no começo é 80% menor sem um check-up anual.
leia mais
O câncer de próstata, por exemplo, atinge 1 a cada 8 homens, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). E quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura.
“O principal objetivo do check-up é a detecção precoce do tumor. Porque quando você detecta ele precocemente, as chances de cura são altíssimas, chegam a 90%, 95%. Porém, se você esperar o tumor dar sintoma, ele raramente vai dar sintoma na fase inicial. Portanto, é fundamental esse check-up para você detectar o tumor na hora que ele é mais curável”, explica o urologista Alex Meller.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
