Pessoas com depressão e ansiosas são mais propensas a beber descontroladamente, revela estudo
Efeito foi observado tanto em pessoas com diagnóstico atual dos transtornos quanto em quem recebeu essa avaliação no passado
Saúde|Do R7
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA) mostrou que pessoas com depressão e ansiedade são mais propensas a apresentar sintomas relacionados ao alcoolismo, quando comparadas às que não receberam tais diagnósticos, mesmo ingerindo as mesmas quantidades.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A pesquisa, publicada no periódico científico Alcohol: Clinical & Experimental Research, analisou 26 mil adultos que participaram da Pesquisa Nacional Epidemiológica sobre Condições Relacionadas ao Álcool, nos Estados Unidos.
A partir dessa análise, os estudiosos compararam os sintomas comuns de transtornos relacionados ao uso de álcool em pessoas com ou sem as questões de saúde mental. Eles levaram em conta, entre os fatores, a ingestão de álcool desses participantes.
Além da constatação de que as pessoas com tais condições teriam maior propensão de apresentar descontrole relacionado à bebida e seus efeitos, os pesquisadores perceberam que as consequências se aplicavam, também, às pessoas que receberam o diagnóstico no passado.
Foi percebido, ainda, que o vício, a depressão e a ansiedade têm os processos compartilhados no cérebro.
“Nossas descobertas mostram que, aqueles com ansiedade e depressão, apresentam mais sintomas relacionados ao transtorno do uso de álcool. Se o vício fosse uma competição, aqueles com ansiedade e depressão teriam uma vantagem significativa”, afirma Matt Kushner, autor do estudo.
De ansiedade a Parkinson: saiba quais problemas de saúde podem ter origem no intestino
" gallery_id="633dd01b43527fb1b80004a4" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/pessoas-com-depressao-e-ansiosas-sao-mais-propensas-a-beber-descontroladamente-revela-estudo-06052023"]