Por que não consigo me vacinar contra a febre amarela em SP?
Você foi até uma UBS e voltou para casa sem a vacina? O R7 foi buscar respostas para entender o que pode ter acontecido
Saúde|Gabriela Lisbôa, do R7

A vacinação contra a febre amarela em São Paulo começou em setembro do ano passado no distrito Anhanguera, na zona norte da capital paulista. Em outubro, a área de vacinação da febre amarela foi ampliada para outros lugares da zona norte e logo depois passou para parte da zona sul e zona oeste.
Essa primeira fase da campanha durou 3 meses e, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, privilegiou áreas por onde o vírus poderia entrar na cidade.
Saiba quem não pode tomar a vacina contra a febre amarela
A segunda fase da campanha começou no dia 25 de janeiro com a vacinação fracionada, seguindo uma indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesta fase, entraram bairros e distritos considerados de risco — aqueles que ficam próximos aos parques onde macacos tiveram a morte por febre amarela confirmada.
Isso provocou uma corrida aos pontos de vacinação, mas muita gente voltou para casa sem conseguir tomar a vacina.
Por que alguém volta sem vacina da febre amarela?
Para se vacinar, é preciso morar em um dos distritos que fazem parte da segunda fase da campanha (ver abaixo). Quem mora em outro bairro, deve esperar a vacinação chegar até lá. Não adianta ir até uma UBS, Unidade Básica de Saúde, que está vacinando. Só quem é morador da região vai conseguir se vacinar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos bairros onde existe o Programa Saúde da Família, os moradores vão receber uma senha com o dia e a hora em que devem se vacinar. Quem não faz parte do programa, deve retirar a senha na UBS mais próxima de casa, mas para isso deve apresentar um comprovante de residência.
Quem mora na zona norte e não se vacinou durante a primeira fase da campanha, não deve ir até um posto da segunda fase porque não vai conseguir tomar a vacina. Alguns postos da região Norte ainda estão vacinando, mas apenas quem vai viajar para outros lugares do Brasil ou para o exterior.
Que documentos levar para se vacinar?
Para tomar a vacina é preciso levar um documento com foto e o cartão do SUS. Quem não tem o cartão, pode fazer na hora, mas quem não levar um documento não consegue se vacinar.
Quem tem menos de 15 anos deve levar a carteira de vacinação.
Uma pessoa pode tomar vacina duas vezes?
Quem já tomou a vacina contra a febre amarela em outros anos não precisa tomar de novo. O médico infectologista Moacir Jucá explica que repetir a dose pode causar problemas. “A recomendação é de uma dose, tomar a vacina duas vezes pode causar alguma reação com mais facilidade. Apenas uma dose fornece proteção para toda a vida.”
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quem tomar uma dose fracionada estará protegido pelos próximos 8 anos.
Quem tomou outro tipo de vacina nos últimos dias pode tomar a da febre amarela?
A vacina contra febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas de vírus vivos atenuados, como a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou a varicela. De acordo com Jucá, “é necessário estabelecer um intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, salvo em situações especiais que impossibilitem manter o intervalo indicado. Se as vacinas forem administradas com menos de 30 dias de diferença pode ocorrer interferência na resposta imunológica”.
As demais vacinas podem ser tomadas junto com a da febre amarela, não é necessário intervalo.















