Logo R7.com
RecordPlus

Prefeitura de Guarulhos confirma mais uma morte por febre amarela

A cidade já tem 6 casos confirmados e outras 40 pessoas com suspeita da doença 

Saúde|Ingrid Alfaya, do R7

  • Google News

A prefeitura de Guarulhos, na grande São Paulo, anunciou nesta terça-feira (23) mais uma morte causada por febre amarela. Agora são seis casos confirmados na cidade, três pessoas em processo de recuperação e três óbitos. A informação foi dada pelo prefeito Gustavo Costa (PSB), o Guti, em entrevista ao R7 e pela secretaria municipal de Saúde. 

Um macaco, da espécie sagui, foi encontrado morto no zoológico municipal. O animal foi recolhido pela vigilância epidemiológica da SES (Secretaria de Saúde do Estado) para confirmação de diagnóstico.


O prefeito afirmou que caso o resultado seja positivo o zoológico será fechado por medidas preventivas, assim como foi feito em São Paulo.

O resultado deve sair no final da tarde de hoje (23). 


Vacinação

A prefeitura informou que 485 mil pessoas foram vacinadas desde outubro de 2017. Uma média de 12 mil vacinas por dia. A vacinação foi reforçada prinicplamente na região norte da cidade considerada "zona de contenção".


Segundo o prefeito, a cidade não participa da rota de vacianção fracionada do Governo do Estado."Guarulhos precisa ser inserido nessa programação, nós fazemos divisa com Mairiporã e a região da Cantareira, em São Paulo. Embora os guarulhenses não tenham contraído a doença aqui, muita gente transita nessas outras cidades", ressalta o prefeito Guti. 

Ele ainda diz que a cidade precisa de mais 500 mil doses da vacina para conseguir atender toda população. "Ou entramos no calendário da vacinação fracionada ou o Governo do Estado precisa fornecer um estoque de 50 mil vacinas por semana, durante dez semanas" conclui. 


Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Estado de São Paulo informou que a vacinação com doses fracioanda é preventiva e só para cidades que ainda não registraram casos da doença. Nas demais áreas, como Guarulhos, onde já há vacinação em razão da circulação do vírus a imunização seguirá com a vacina padrão.

Zoológico da capital

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Zoológico, o Zoo Safari e o Jardim Botânico também estarão temporariamente fechados a partir desta terça-feira (23) para ações de prevenção contra febre amarela. A medida foi adotada após encontrarem um macaco bugio morto na região do Zoológico. O teste para febre amarela deu positivo.

Em virtude disso, quatro novos distritos da zona Sul da capital foram incluídos na campanha que inicia nesta próxima quinta-feira (25). São eles: Jabaquara, Cidade Ademar, Cursino e Sacomã.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.