Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Quarenta larvas retiradas de cabeça de menina eram berne. Entenda

Criança foi internada na Praia Grande, litoral de São Paulo, com larvas que estavam 'comendo' sua cabeça; veterinário prestou primeiros-socorros

Saúde|Brenda Marques, do R7

A varejeira transfere o ovo a uma mosca-doméstica que transmite a berne
A varejeira transfere o ovo a uma mosca-doméstica que transmite a berne

Uma menina de 7 anos com feridas na cabeça causadas por berne foi internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Praia Grande, em São Paulo, no dia 3 de outubro. A criança teve mais de 40 larvas retiradas da cabeça, segundo relatou o veterinário Fabiano Miranda ao Jornal de Brasília. Ele teria prestado os primeiros-socorros e conseguiu que ela fosse transferida para o Hospital Irmã Dulce, na mesma cidade, pois precisava de atendimento especializado, já que as larvas estavam "comendo sua cabeça". Contatado pelo R7, o hospital afirmou que não divulga informações sobre o caso.

O infectologista Carlos Fortaleza explica que casos como esse, em que a larva penetra mais profundamente na pele, são raros. “O parasita fica na pele, não dentro do organismo”, explica. A doença é causada pelas larvas da mosca Dermatobia hominis, conhecida como ‘varejeira’. “Ela põe o ovo numa mosca-doméstica, e quando essa mosca pousa em alguém, esse ovo passa para a pele”, acrescenta.

Leia também: Ameba encontrada em água doce leva à morte em poucos dias

As larvas podem penetrar em qualquer parte do corpo que esteja exposta - não é preciso ter uma ferida aberta. Os primeiros sintomas são coceiras e incômodos. É mais comum que a doença ocorra em lugares onde existem muitas moscas e animais, como no campo.


Por conta desse ciclo, o especialista pressupõe que a menina estava em um ambiente com condições de higiene precárias. “Para a pessoa ter uma quantidade tão imensa [de larvas], ela precisa estar exposta a uma situação com a presença de muitas moscas, tanto a varejeira como a comum”, esclarece.

Ele acrescenta que os ovos da mosca comum também têm larvas, mas elas só penetram na pele quando há feridas. Já o ovo da mosca varejeira tem a capacidade de se transformar em larvas e perfurar a pele mesmo que ela não tenha lesões. “Então o parasita forma um nódulo parecido com uma espinha com uma abertura em cima, por onde ele respira. Dá até para ver o apêndice que ela usa para respirar saindo e entrando do furo”, descreve.


Saiba mais: Nova doença transmitida por mosquito é descoberta no país

A larva causa inflamações e deixa o organismo mais vulnerável a infecções bacterianas que podem se tornar generalizadas e levar à morte, mas Carlos ressalta que esses casos são raros. Se o parasita morrer, o sistema imunológico vai reagir a esse corpo estranho e, nesse caso, também pode causar inflamação intensa.


Mosca por "rasgar a pele e sair voando"

Carlos diz que o uso de medicamentos para berne não é recomendável porque “se a larva morre dentro da pele, gera uma inflamação que pode infeccionar”. Segundo ele, o correto é procurar um médico que retire a larva com o uso de uma pinça. “Caso a larva não seja removida, ela vai se transformar em mosca, rasgar a pele e sair voando”, diz.

Leia também: Ameba que come cérebro mata menina de 10 anos nos EUA

Questionado sobre o hábito antigo de utilizar toucinho para atrair a larva, o especialista diz que isso realmente acontecia. “Quando estava em uma camada embaixo da pele onde tem gordura, os antigos pegavam um pedaço de toucinho e a larva migrava ocasionalmente para ele, mas não é algo eficaz”.

Superbactérias devem matar mais que câncer. Saiba mais sobre elas:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.