“Quase me separei por causa do ronco”, diz comerciante
Casais relataram transtornos e brigas por causa do barulho incômodo
Saúde|Do R7*

Brigas, traições e incompatibilidade de personalidades são alguns dos motivos que levam milhares de casais a se separarem. Mas no caso do comerciante Jair de Moraes, 56, o que levou seu casamento à beira do colapso foi algo ainda mais comum: o ronco.
Após passar por três cirurgias para corrigir problemas nasais, Moraes começou a roncar depois de engordar cerca de 10 kg. Sua mulher sofria com o barulho incômodo e tinha dificuldades para descansar durante a noite.
— Minha parceira dizia que não dava para dormir no quarto. Quase me separei por causa do ronco. Para as pessoas que tem o problema que eu tenho, não existe chance de dormir junto.
Roncar durante a noite pode ser indício de problemas graves, alerta médico
Depois de passar pela polissonografia, exame que diagnostica distúrbios relacionados ao sono, Jair descobriu a causa de seu problema: ele sofria de apneia do sono, um estreitamento das vias aéreas que faz com que a pessoa tenha dificuldades para respirar adequadamente quando se está dormindo.
Apesar de ter passado um tempo dormindo em quartos separados, sua mulher o acompanhou nas consultas ao médico. O profissional recomendou que Moraes usasse uma máscara que manda um fluxo de ar para as vias aéreas e permite ao usuário que sofre de apneia do sono dormir melhor, sem roncar.
— Ela acabou sendo uma pessoa compreensível e viu que eu também estava ficando doente. Mas a principal forma de superar isso foi ela ir dormir em outro quarto.
Apesar do incômodo de ter que usar a máscara todas as noites, o comerciante diz que a solução encontrada ajudou a “fazer as coisas voltarem ao ritmo normal”.
— Ninguém quer ter uma pessoa do seu lado te enchendo o saco todas as noites. É uma situação constrangedora.
Insônia compartilhada
O representante comercial Sandro Cokeli, 36, passou por uma situação parecida. Durante a noite, ele não percebia que roncava, mas sua mulher reclamava e dizia que não dava para dormir no mesmo quarto que ele.
Percebendo que o problema não passava, ela parou de reclamar pessoalmente com o marido, e passou a mandar e-mails e mensagens dizendo que não estava mais aguentando.
— Não chegamos a nos separar, mas quando ela me ligava era bem perto disso, de falar “eu desisto”. Ficamos bem perto de terminar o casamento.
Coordenadora do segmento particular da Lumiar Healthcare, Luzia Martins, afirma que problemas no relacionamento amoroso são comuns entre pacientes que sofrem de ronco. Ela conta que as companheiras reclamam não só da falta de sono à noite gerada pelo ruído, como também pelas consequências no marido no dia seguinte, dentre elas, a sonolência e o mau humor.
— O barulho do ronco não é o problema, o problema é o mau humor, porque a pessoa acorda várias vezes durante a noite. Ela vai ter déficit de atenção, mau humor. Um paciente chegou para mim e disse que tinha que se tratar porque seu casamento estava por um fio, sua mulher não aguentava mais seu nervosismo.
No entanto, Luzia ressalta que a grande maioria das companheiras oferece apoio aos maridos durante os tratamentos.
— Temos muitas mulheres que vêm junto com o marido para as consultas. A mulher como parceira consegue auxiliá-los melhor.
Veja dicas para evitar roncar durante a noite
Cokeli também conseguiu superar o ronco com a ajuda da mulher. Apesar das dificuldades para dormir juntos, ela o incentivou a fazer uma dieta recomendada pela nutricionista para perder peso.
— Minha mulher me ajuda muito até hoje, tanto na dieta balanceada como na maneira correta de dormir. Ela já deixa a minha comida pronta para quando eu chegar em casa.
Após perder 15 kg, Sandro diz que raramente ronca durante a noite, e quando acontece, o barulho é tão baixo que sua mulher nem reclama.
*Colaborou: Luis Jourdain, estagiário do R7
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!















