Logo R7.com
Logo do PlayPlus

RJ: Campos dos Goytacazes vive epidemia de chikungunya

Já foram notificados quase dois mil casos da doença na cidade; mutirões para eliminar o mosquito foram intensificados

Saúde|Gabriela Lisbôa, do R7

Prefeitura decretou estado de epidemia de chikungunya
Prefeitura decretou estado de epidemia de chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Campos dos Goytacazes, no rio de Janeiro, decretou nesta sexta-feira (29), estado de epidemia de chikungunya. O anúncio foi feito pela diretora da Vigilância em Saúde, a médica infectologista Andréya Moreira, durante entrevista coletiva no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

O município já soma 1966 casos notificados da doença. O número atende aos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) para determinar epidemia: são 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Atualmente, são realizados cerca de 250 atendimentos diários nos Centros de Referência em Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI) da cidade. De acordo com a prefeitura, a rede está preparada para atender à população, que também pode se dirigir às unidades básicas de saúde e aos hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus.

Leia também: Casos de chikungunya praticamente triplicam no Estado do RJ


“Os casos notificados são divulgados ao Estado pela Vigilância em Saúde para entrarem no sistema estadual. Existe uma demora para essa entrada no sistema devido a todo Estado apresentar índice alto de chikungunya. A epidemia só pode ser decretada quando o número de notificações ultrapassa o número de 1.500. Mas desde as últimas semanas a situação já vinha sendo tratada como surto epidêmico”, explica Andreya Moreira.

Ainda durante a coletiva, o diretor do CCZ, Marcelo Sales, afirmou que mutirões para eliminação do mosquito transmissor da doença estão sendo feitos e vão ser intensificados nos próximos dias.


“Nosso trabalho com os mutirões continua e ainda mais intensificado. Agora, contamos ainda mais com o apoio da população para receber nossos agentes em suas residências. Estamos vivendo uma epidemia e essa luta é de todos nós”, explicou.

Com o aumento do número de casos da doença, a rede também está ampliando o número de exames laboratoriais que identificam a chikungunya.

Entenda a diferença entre febre amarela, dengue, gripe, zika e chikungunya:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.